Cultura e Lazer

Orquestra Filarmônica da Unicesumar apresenta o concerto “Vamos Viver Londrina”

15 out 2021 às 19:43

A Unicesumar e o Ministério do Turismo  apresentam o evento “Vamos Viver Londrina”, concerto da Orquestra Filarmônica da Unicesumar (Ofuc) no Aterro do lago Igapó, na região da Gleba Palhano, no domingo (24), a partir das 18h, com entrada livre.

A Prefeitura de Londrina e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) apoiam o concerto, que terá a regência do maestro Davi Oliveira e participações do grupo vocal Unicesumar e de solistas.

Marcada inicialmente para este domingo (17), a apresentação, que visa celebrar o Dia do Professor e o Mês do Idoso, foi transferida para o dia 24 de outubro. A organização alterou a data devido à previsão de chuva no domingo (17) e por ser um evento a céu aberto.

A Orquestra Filarmônica da Unicesumar existe desde 2003 e conta com 60 músicos, organizados entre as sessões de cordas, sopros e percussão sinfônica. De acordo com o maestro Davi Oliveira, serão tocadas músicas clássicas conhecidas do grande público, célebres aberturas para orquestra e trechos de óperas com cantores, além de temas de filmes que marcaram época. Em respeito às medidas restritivas da pandemia, os devidos cuidados serão tomados, como o uso de máscara facial por todos os integrantes da orquestra.

A promoção da atividade é uma forma de a universidade atuar de forma mais ampla na sua contribuição para a sociedade. Essa é a visão do professor Carlos Henrique Vici, diretor do Campus da Unicesumar em Londrina e responsável pela organização do evento. “Além do conhecimento tecnicista, levar cultura para a comunidade. Ser parceiro da Prefeitura não apenas na educação, mas na cultura e no incentivo à participação da sociedade em atividades de lazer”, observou diretor do Campus Londrina.

A estimativa da organização do evento é que compareçam aproximadamente 5 mil pessoas. Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a apresentação é importante para fortalecer o reconhecimento da classe por meio desta data comemorativa. “É muito importante termos apresentações como esta da Unicesumar, programas na TV sobre o assunto, vídeos, fotos, postagens, em reconhecimento ao professor e ao que a educação é capaz de fazer pelo país”, declarou Moraes.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, disse que as ações do Mês do Idoso são muito importantes para valorizar a pessoa idosa em Londrina e acolher este público, que foi severamente afetado pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social. “Para eles, poder voltar a frequentar ambientes sociais e de lazer, após esse período de isolamento, é muito importante para a promoção do bem-estar e o fortalecimento dos vínculos comunitários”, apontou. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá