Cultura e Lazer

Semana da Pátria: a missão de despertar o civismo nos estudantes

04 set 2019 às 10:02

As solenidades alusivas à Semana da Pátria 2019 tiveram continuidade ontem (3) no Colégio Adventista, no Centro de Cascavel, pela manhã, e na Escola Municipal José Henrique Teixeira, agora à tarde, no Bairro Morumbi. As duas unidades educacionais recepcionaram o Fogo Simbólico da Pátria e demonstraram, por meio da reverência ao hasteamento das bandeiras e da execução dos hinos Nacional e da Independência, o patriotismo, com atividades artísticas apresentadas pelos alunos.

Tanto no Colégio Adventista quanto na Escola José Henrique a Banda de Música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada marcou presença e alegrou pais, alunos e professores, que prestigiaram as atividades cívicas. O que também chamou a atenção de todos neste terceiro dia de comemoração da Semana da Pátria foi a consciência e o civismo por parte dos alunos, que se refletiu na força com que os dois grupos entoaram os Hinos. O fato chamou a atenção das autoridades, que lembraram, em suas falas, o papel fundamental da escola e do professor no processo de construção do civismo.

O secretário da Casa Civil, Cletírio Ferreira Feistler, representou o prefeito Leonaldo Paranhos nas duas ocasiões, uma vez que o chefe do Executivo cumpre agenda de trabalho em Curitiba hoje. Ele fez questão de salientar que o profissional da Educação é o grande responsável em transmitir aos alunos o respeito ao País. "O professor é a marca do civismo em uma escola em que é repassado no presente, aos jovens, o reconhecimento da Pátria que nós temos e da Pátria que queremos para os nossos filhos e para os nossos netos", afirmou.

Já a secretária de Educação, Marcia Baldini, reforçou que a escola é o lugar em que valores importantes são retomados. "A missão da escola, tanto pública como privada, é de transmitir o conhecimento científico, com ética, com respeito, com cidadania. Valores que precisam ser retomados nos tempos que nós vivemos, assim como os valores que envolvem a história do nosso País".

Atividades diárias seguem até sábado (7)

Até sábado (7), quando será realizado o grande momento da Semana da Pátria, com o Desfile de 7 de Setembro, diversas atividades descentralizadas serão realizadas.

Amanhã (4), a solenidade será na Escola Municipal do Campo José Bonifácio, a partir das 9 horas, no Distrito de Rio do Salto, onde ocorrerá, além da execução do Hino Nacional e da recepção do Fogo Simbólico, o tradicional Desfile Cívico com os alunos das rede municipal e estadual e da Comunidade do Distrito.

Confira a programação para os demais dias:

05/09 (Quinta-feira)

9h: Recepção do fogo simbólico, acendimento da pira com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional.

Local: Escola Municipal Diva Vidal

Endereço: Rua Jaime Duarte Leal, 464, Jardim Maria Luiza

14h: Recepção do fogo simbólico, acendimento da pira com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional.

Local: Colégio estadual Wilson Joffre

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 662, Centro

06/09 (Sexta-feira)

9h: Recepção do fogo simbólico, acendimento da pira com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional.

Local: Escola Municipal Atílio Destro

Endereço: Rua Portugal, 1230, Jardim Nova Itália

07/09 - Sábado

8h30: Chegada do fogo simbólico, acendimento da pira comhasteamento das bandeiras.

9h: Início do Desfile Cívico-Escolar-Militar

Local: Avenida Brasil, entre as ruas Carlos de Carvalho e Carlos Gomes

12h: Encerramento da Semana da Pátria 2019.


Portal do Cidadão

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá