Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival de Dança promove "Feriado em Festa" com atividades para crianças

12/10/17 às 08:12 - Escrito por Sthefany Terlera
siga o Tarobá News no Google News!

Pleno feriado e você está sem planos? A solução para ganhar o dia pode estar bem pertinho. O 15º Festival de Dança de Londrina lhe dá três bons motivos para sair de casa: “CarnaCLAC”, “De chapéu e coração, histórias de paixão” e “Carnaval é o ano todo”, três espetáculos para a família toda. Eles serão apresentados gratuitamente no Zerão, a partir das 14 horas.

“CarnaCLAC”, do Clac (Centro Londrinense de Artes Cênicas), é uma espécie de matinê de Carnaval que alia apresentação musical de marchinhas e sambas executados por palhaços com oficinas de construção de adereços, máscaras carnavalescas, atividades circenses e brincadeiras de quintal para as crianças. As atividades do grupo começam a partir das 14 horas e estendem-se por toda a tarde deste “Feriado em Festa” – como a organização do Festival chamou a programação especial.

Às 15h30, o grupo paulista Tuia apresenta o espetáculo “De chapéu e coração, histórias de paixão”, uma reunião de três contos de domínio público, transcritos para uma dramaturgia em cordel, com características e sensibilidades do Vale do Jequitinhonha – seus mitos, cores e canções. Os personagens, inspirados no imaginário popular da região, são compostos por meio dos corpos dos dois atores-bailarinos, que interpretam e cantam as aspirações do sertanejo mineiro, com boas doses de danças tradicionais brasileiras. No roteiro, estão figuras caricatas que vivenciam as relações sociais e intersubjetivas marcadas pelo poder, amor, fé e ganância. São conflitos da lida, relidos em versos, prosa e melodia para todas as idades e espaços. O contexto retratado pela encenação toma o gramado do Zerão e engendra no cotidiano a esfera espetacular presente no arsenal material, corporal e simbólico da “mineiridade”.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

Já o “Carnaval é o ano todo”, do Bloco Bafo Quente, agita o final da tarde, a partir das 17 horas, com a batucada que já é característica dos carnavais londrinenses. Muito samba, funk, baião e marchinhas devem colocar todo mundo para dançar. A programação do “CarnaCLAC” e do “Carnaval é o ano todo” tem patrocínio do PROMIC, Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.

Composto por 15 integrantes, o Bloco Bafo Quente é conhecido pela potência de sua percussão. Os instrumentos de escola de samba encontram-se com a guitarra, o contrabaixo e o cavaquinho na recriação de canções brasileiras. Os vocalistas Gisele Silva, Guilherme Japa e Tiago Menezes conduzem um roteiro que inclui samba, frevo, ijexá, maracatu, baião, xote, rock e outras misturas. A transformação de ritmos e a adaptação de estilos, aliás, chama a atenção para o trabalho criativo do grupo. Para este show, a novidade é uma homenagem à música baiana, com a inclusão no set list de canções que vão do rock de Raul Seixas ao axé de Daniela Mercury, passando pela Tropicália de Caetano e Gil – todas com peculiar acento percussivo. Este será o primeiro de uma série de shows que o Bloco Bafo Quente realiza até o início de 2018 – todos gratuitos e propondo a diversão de toda a família nos carnavais fora de época.

(Assessoria)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá