Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira cinco motivos para manter o nível de vitamina D no inverno

08/06/21 às 11:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o inverno se aproximando, muitas pessoas acabam passando mais tempo dentro de casa, protegendo-se do frio e das baixas temperaturas. Além disso, nessa época do ano, os dias ficam mais curtos e escuros. Esses dois fatores diminuem drasticamente a exposição solar, fundamental para o organismo obter a vitamina D. Por isso, os casos de hipovitaminoses acabam aumentando durante os meses mais frios. E o isolamento sugerido pela pandemia de Covid-19 também contribui para a baixa exposição ao sol.

"A vitamina D é um pró-hormônio que atua no bom funcionamento do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio pelos ossos e possui ação positiva sobre o sistema muscular. Para o organismo obter a vitamina D, a exposição solar é fundamental, uma vez que 80% desta absorção pela pele é ativada pelo sol", afirma Durval Ribas Filho, médico endocrinologista, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Para evitar os casos de deficiência da vitamina nesse momento do ano, a suplementação é indicada para fornecer os níveis ideais de vitamina D para o organismo de forma prática e eficaz, com orientação médica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Queda de cabelo pós covid é comum; entenda o porquê

Imagem de destaque

Covid-19: CDC apoia vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

Imagem de destaque

Covid: saiba importância da terceira dose para gestantes

Imagem de destaque

Atividade física e aleitamento previnem o câncer de mama, diz Inca

Confira a seguir cinco benefícios que a vitamina D traz para o organismo:

1 - Fortalecimento da imunidade: a vitamina D pode ajudar no fortalecimento do sistema imune, participando do processo de defesa do corpo contra agentes infecciosos. Pode auxiliar também no combate a outras doenças, como problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe, resfriado, doenças autoimunes e diabetes, como relata a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

2 - Sobrevida para pacientes com câncer: Um estudo apresentado na American Society of Clinical Oncology (ASCO), relacionou o uso da vitamina D com a redução da mortalidade por câncer. Chamada de "O papel da suplementação de vitamina D para prevenção primária de câncer: Meta-análise de ensaios clínicos randomizados", a pesquisa foi realizada pela Universidade de Michigan (EUA) e mostrou que as pessoas que tomaram o suplemento por pelo menos três anos apresentaram um risco 13% menos de morrer de câncer do que as que tomaram placebo durante o mesmo período.

3 - Prevenção na gravidez: a vitamina D tem um papel ainda mais importante para as grávidas. Segundo a revisão Cochrane (2019)², a suplementação dessa vitamina pode melhorar a evolução da gestação e reduzir riscos de complicações. Estudos observacionais apontam também que entre os benefícios deste pró-hormônio durante a gravidez estão a redução de partos prematuros e de diabetes gestacional. Em gestantes de alto risco, pode ajudar a prevenir a chamada pré-eclâmpsia, que acontece quando a pressão se eleva durante a gestação.

4 - Desempenho muscular dos idosos: uma pesquisa realizada na Irlanda mostrou que níveis baixos de vitamina D foram associados ao comprometimento da força e desempenho muscular em um grande estudo realizado com idosos¹. A vitamina D é fundamental para ajudar a evitar doenças ósseas e proteger a função do músculo esquelético no envelhecimento.

5 - Desenvolvimento infantil: a vitamina D também é fundamental para crianças, pois a tem um papel essencial no crescimento, sendo responsável pela formação e desenvolvimento dos ossos, além de estar associada ao bom funcionamento dos sistemas imunológico e respiratório, entre outras diversas funções. É a única vitamina com indicação formal de suplementação na infância, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

(Com assessoria Máquina Cohn & Wolfe)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá