Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Segurança: conheça formas de proteger sua residência e família de incidentes

13/04/20 às 16:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A residência deveria ser um lugar de tranquilidade, sem o questionamento de se a violência que nos cerca na rua vai ou não atingir a nós e a nossa família dentro de casa. Para os que não moram em apartamentos ou condomínios, as preocupações são ainda maiores. Pouca movimentação na vizinhança, terrenos baldios e até outras casas desprotegidas que estejam muro a muro com a sua podem oferecer maiores perigos.

Para dificultar ações criminosas e proteger sua casa de incidentes, é possível tomar algumas atitudes que, apesar de simples, são importantes no combate à violência. Confira cinco dicas para reforçar a segurança do lar.

1. Contato com os vizinhos

Leia mais:

Imagem de destaque

Queda de cabelo pós covid é comum; entenda o porquê

Imagem de destaque

Covid-19: CDC apoia vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

Imagem de destaque

Covid: saiba importância da terceira dose para gestantes

Imagem de destaque

Atividade física e aleitamento previnem o câncer de mama, diz Inca

Seus vizinhos podem ser grandes aliados. Afinal, eles conhecem as fragilidades e os perigos do local onde moram tanto quanto você. A troca de informações com outros moradores pode alertar sobre movimentações suspeitas na rua, e a ação conjunta para chamar as autoridades, em caso de alguma violação, pode poupar tempo e evitar maiores danos, sendo vantajosa para todos.

2. Atenção nas saídas cotidianas

Na maioria dos dias precisamos sair de casa para realizar tarefas que fazem parte da rotina. Essa movimentação constante, sempre no mesmo horário, pode ser um facilitador para criminosos que já estejam à espreita. Para reduzir os riscos, faça saídas rápidas: nada de deixar o portão aberto ou parar para conversar com conhecidos. Na volta, avise aos seus familiares o horário de sua chegada, assim a conferência da movimentação da rua pode ser feita. Busque também por caminhos alternativos – isso quebra a rotina e evita perseguições.

3. Certifique-se de que a iluminação seja boa

As luzes da sua casa, assim como da rua, são um fator relevante. Bandidos preferem entrar em ambientes escuros, para que não sejam vistos e reconhecidos com facilidade. Invista em iluminação para o quintal e corredores externos, principalmente. Há modelos de luzes que funcionam com energia solar ou são ativadas com o reconhecimento de movimento – ambas têm bom custo-benefício.

4. Instale um portão automático

Descer do carro para abrir o portão deixa o automóvel, a casa e você vulneráveis a ações criminosas por muito mais tempo. Além de mais conforto, a entrada automatizada evita abordagens de roubo e invasões. Mesmo sendo um custo a mais no orçamento, investir em segurança é melhorar a qualidade de vida de toda a família.

5. Invista em um sistema de segurança

Existem sistemas mais simples e outros mais completos, que podem contar com câmeras, sensores de movimento, alarmes e botões de pânico. Cada um desses recursos reduz riscos e, principalmente, ajuda a interromper ou reduzir os prejuízos decorrentes de invasões. Avalie qual dos equipamentos supre as fragilidades da casa e escolha o que funciona melhor.

Para a redução de danos, também é interessante pensar na contratação de um plano de seguro de residência. Eles oferecem cobertura em caso de diversos incidentes como roubos, furtos, danos elétricos e incêndios, podendo amparar financeiramente os custos de aluguel, caso a residência fique inabitável, ressarcir o valor dos objetos subtraídos e auxiliar com consertos. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá