Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rotina saudável pode evitar o aparecimento do diabetes

09/02/22 às 11:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Manter hábitos saudáveis ou até mesmo, mudar estilo de vida, são atitudes que contribuem para a prevenção de diversos problemas de saúde, como o Diabetes, uma doença crônica silenciosa, evidenciada no mês de fevereiro, indicado pela cor roxa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros vivem com a patologia hoje em dia. Mas, mesmo quando há a influência genética para o surgimento, a maior parte dos casos podem ser evitados quando existe a adoção de uma rotina saudável.

A professora do curso de Nutrição da Unopar, Ana Cristina Pinesso Ribeiro, diz que existem vários tipos de diabetes, sendo o alerta primário: pré-diabetes, Diabetes Mellitus Tipo 1,  o Diabetes Mellitus Tipo 2 e o Diabetes gestacional os tipos mais conhecidos o e que, quando não estão bem controlados, podem trazer complicações à saúde. 

“A insulina é um hormônio que controla a glicose, presente em nossa corrente sanguínea. Em pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1, ocorre a elevação da glicose no sangue. Esse aumento acontece devido ao pâncreas produzir muito pouco ou não produzir a insulina. Os portadores da doença Tipo 2, possuem uma dificuldade na ação da insulina, na maioria dos casos o problema é ocasionado pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, fazendo com que a insulina não trabalhe de forma adequada no organismo”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cambé vai ganhar loja da 4ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil

Imagem de destaque

Câncer de pâncreas: diagnósticos precoces diminuem a mortalidade de pacientes, destaca médico

Imagem de destaque

Agosto é mês de campanha de prevenção aos linfomas

Imagem de destaque

Frio e tempo seco: especialista indica cuidados para prevenir doenças respiratórias no inverno

A especialista comenta que manter os níveis de glicemia elevados, pode trazer vários riscos à saúde, como a propensão a doença renal; problemas de visão, circulatórios; e alterações na sensibilidade nos pés, “a doença pode levar a amputação de membros inferiores”, ressalta. A professora diz que é preciso atenção aos sintomas da doença para a busca de tratamento precocemente. Os sintomas mais comuns são fome excessiva, perda de peso sem motivo aparente, fraqueza, fadiga, sede constante, urinar muitas vezes a noite, formigamento nos pés, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada e outros sintomas, são alertas e precisam ser investigados em uma consulta médica.

A especialista diz que o Diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado. A nutricionista explica que manter uma alimentação saudável, com controle de carboidratos, redução de doces, e rica em legumes, verduras e proteínas, é uma boa estratégia. Explica ainda que reduzir peso corporal é uma boa solução para o controle da glicemia, em casos de pessoas obesas, mas ressalta que a alimentação saudável independe de ter ou não a doença, ou de estar ou não acima do peso.

“As pessoas acabam associando de maneira indevida o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável, mas é preciso destacar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, precisam seguir uma dieta saudável, praticar atividades físicas para ter saúde a longo prazo, principalmente na terceira idade”, recomenda.

A professora elenca cinco hábitos saudáveis essenciais para prevenir o diabetes e manter a boa saúde, que podem ser adotados por todos no dia a dia:

1.Comer verduras, legumes e frutas todos os dias e ingerir proteínas em quantidade individualizada; controlar o consumo de ácidos graxos saturados, priorizando o consumo de carnes magras, leite desnatado e consumo mínimo de carnes processadas;

2.Reduzir a adição e consumo de sal, açúcares e gorduras;

3.Praticar exercícios físicos regularmente;

4.Cessar o hábito de fumar e de beber bebidas alcoólicas;

5.Manter o peso controlado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá