Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TCE multa ex-prefeito de Cambira por irregularidades em contas

30/08/19 às 09:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) considerou, de forma prévia, irregulares as contas de 2016, de Cambira, região Norte do Estado. A cidade fica a 70km de Londrina.

A Primeira Câmara do Tribunal multou o então prefeito, Maurílio Santos duas vezes, totalizando R$ 6.240,00. O valor correspondem a 60 a Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR).

O ex-gestor foi multado pela própria irregularidade das contas e por ter encaminhado com atraso dados ao TCE-PR por meio do Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM) da corte. Já a desaprovação das contas resultou da divergência entre saldos presentes no balanço municipal emitido pela contabilidade da prefeitura e aqueles informados ao SIM-AM; da extrapolação do limite de despesas com pessoal; e da contração de despesas com parcelas a serem pagas no ano seguinte, sem que houvesse suficiente disponibilidade em caixa, conforme critérios estabelecidos no Prejulgado nº 15 do Tribunal.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Londrina tem mais de 560 vagas de emprego disponíveis para esta semana

Imagem de destaque
NESTA SEGUNDA-FEIRA

Rotatória de Tamarana terá alterações no tráfego para obra de novo viaduto

Imagem de destaque
PREVISÃO DO TEMPO

Semana começa com chuvas isoladas, mas sem mudanças na temperatura em Londrina

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Rompimento de adutora afeta abastecimento em vários bairros em Rolândia

Decisão

No voto, o relator do processo, conselheiro Durval Amaral, concordou parcialmente com as manifestações da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso. Ele apenas divergiu delas para ressalvar a demora na entrega de dados ao SIM-AM, deixando ainda de aplicar multa ao sucessor de Santos, Emerson Toledo Pires (gestão 2017-2020), por este motivo, tendo em vista que os atrasos de sua responsabilidade, individualmente, não superaram 30 dias.

Os demais membros da Primeira Câmara do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão de 5 de agosto. Cabe recurso.

Após o trânsito em julgado do processo, o Parecer Prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Cambira. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Poder Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio, são necessários dois terços dos votos dos parlamentares.

(com informações do TCE)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá