Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetam frutas e hortaliças

07/05/24 às 09:00 - Escrito por Cepea
siga o Tarobá News no Google News!

Algumas frutas e hortaliças pesquisadas pelo Hortifrúti/Cepea vêm sentindo os impactos das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. No caso da cebola, a fronteira de Porto Xavier (RS) mudou o cenário das importações. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, os bulbos importados têm perdido qualidade, devido à alta umidade e ao tempo de espera para transporte.


 Até a última sexta-feira, 3, a travessia de balsas ainda ocorria, mas o escoamento das cebolas pode ser prejudicado, já que parte do estado se encontra intransitável por conta dos danos causados nas estradas. Para a cenoura, pesquisadores do Cepea apontam cenário crítico na região de Caxias do Sul (RS). 


Embora ainda não seja possível avaliar com precisão a extensão das perdas, estima-se que as inundações levem à uma janela de oferta, podendo dificultar, inclusive, a retomada das áreas afetadas. Entre as frutas, pesquisas do Cepea mostram que as chuvas no Sul estão afetando o fim da colheita de maçã fuji, com atraso das atividades e possível aumento da incidência de doenças nos pomares. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAFRA 2024/25

Clima resulta em melhor colheita de laranjas desde 88/89

Imagem de destaque
PROTEÍNA AVÍCOLA

Carne de frango ganha competitividade frente a concorrentes

Imagem de destaque
ENTENDA

Venda de etanol hidratado soma 1,86 bilhão de litros em abril

Imagem de destaque
DESCARTOU PROBLEMAS

Entenda por que não faltará arroz nos mercados, segundo associação


Além disso, a logística também foi fortemente impactada, visto que parte das estradas está bloqueada, impossibilitando o envio das maçãs para outros estados.


NOTA:

 

O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá