Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Atividade econômica tem alta de 1,17% em julho, diz Banco Central

15/09/22 às 16:13 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A atividade econômica brasileira registrou alta em julho deste ano, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou aumento de 1,17% em julho de 2022 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período).


Desde o ano passado, os resultados do IBC-Br vêm oscilando. Em abril e maio teve queda, em junho apresentou crescimento de 0,69% e, agora, mais uma alta.


Em julho, o IBC-Br atingiu 145,55 pontos. Na comparação com julho de 2021, houve crescimento de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo, em 2,09%.

Leia mais:

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO POLÊMICA

Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco

Imagem de destaque
VÉUS E HÁBITOS

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

Imagem de destaque
CRÍTICAS AO STF

Após fala de Musk, Barroso diz que empresas no Brasil devem cumprir Constituição

Imagem de destaque
TRABALHO INTENSO

Nísia: Brasil vai ampliar oferta de doses contra a dengue em 2025


O índice é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia, a indústria, o comércio e os serviços e agropecuária, além do volume de impostos.


O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar a evolução da atividade econômica. Entretanto, o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. No primeiro semestre de 2022, o indicador já avançou 2,5%.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá