Dia do orgulho nerd: conheça as cidades mais geeks do Brasil

Estadão Conteúdo
Brasil | Publicado em 25/05/2019 às 09:45

Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha e celebrado em todo 25 de maio, a Amazon divulgou uma lista com as dez cidades mais geeks do Brasil.

O ranking é resultado da compilação de dados de vendas nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, considerando a base per capita. A lista considera as vendas de diversos produtos geeks, incluindo livros, e-books, quadrinhos e comic books, brinquedos, jogos e videogames, além de itens de decoração e para a casa associados à cultura nerd.

A plataforma online da empresa conta com muitos produtos relacionados, por exemplo, a Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, DC Comics e Marvel. Os dados coletados para o ranking contemplam produtos vendidos entre abril de 2018 e abril de 2019. São Caetano do Sul permanece no topo da lista pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, o município ficou em terceiro lugar.

O levantamento da Amazon fez outras descobertas: a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, é para onde a empresa mais vendeu cards de Pokémon por habitante. Já a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, foi a que adquiriu mais canecas de Game of Thrones no site, seguida por Presidente Prudente, em São Paulo.

A paixão pelos bonecos Funko! parece ser maior em Carapicuíba, cidade paulista líder em compras dos itens. A famosa Itu, também em São Paulo, foi a cidade com o maior número de aquisições de produtos de decoração dos heróis de Vingadores.

O dia 25 de maio foi escolhido como o Dia do Orgulho Nerd por vários motivos. Um deles é que foi nesse dia, em 1977, que o primeiro filme de Star Wars foi lançado. Mais tarde, a data também foi nomeada como Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias - em que a toalha é item essencial.

Confira, a seguir, as dez cidades mais nerds do Brasil:



1. São Caetano do Sul/SP

2. Florianópolis/SC

3. Niterói/RJ

4. Santos/SP

5. Barueri/SP (aparece pela primeira vez)

6. Porto Alegre/RS

7. Brasília/DF

8. Curitiba/PR

9. Balneário Camboriú/SC

10. São Paulo/SP



Relacionados

Brasil | 20-11-2019 09:35

PF caça 40 por tráfico de cocaína para a Europa

PF caça 40 por tráfico de cocaína para a Europa

Brasil | 20-11-2019 09:25

5 mulheres são processadas por cortar à força o cabelo de menina negra

5 mulheres são processadas por cortar à força o cabelo de menina negra

Brasil | 20-11-2019 08:35

MP amplia prazo para municípios aprovarem Plano de Mobilidade Urbana

MP amplia prazo para municípios aprovarem Plano de Mobilidade Urbana

Brasil | 20-11-2019 07:50

Manchas de óleo fecham 17 praias para banho

Manchas de óleo fecham 17 praias para banho