Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Eleições 2022: TSE autoriza apoio da Força Federal para 561 municípios

18/09/22 às 15:47 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança em 561 localidades de 11 estados durante o primeiro turno das Eleições 2022. As decisões devem ser referendadas pelo plenário do TSE.


Segundo o TSE, as forças federais devem atuar em 167 municípios do estado do Rio de Janeiro, conforme solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Já o Maranhão solicitou apoio em 97 localidades.


Também serão enviadas forças de segurança para o Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. Entre as solicitações dos TREs destes estados estão apoio logístico, inclusive em terras indígenas.

Leia mais:

Imagem de destaque
EPIDEMIA

Brasil tem 391 mortes por dengue; casos da doença já passam de 1,5 milhão

Imagem de destaque
ECONOMIA

Conselho pode distribuir dividendos da Petrobras “em momento oportuno”

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Na Ilha do Marajó, Silvio Almeida alerta para combate às fake news

Imagem de destaque
MALÁRIA

Saúde capacita técnicos para atuação em distritos indígenas


Previsão legal

O TSE informou que a possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais está prevista na legislação desde 1965. "O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.


De acordo com a regra prevista em resolução, o TSE "pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados".


O TSE informou ainda que pedidos aprovados são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá