Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entidade lança livro tirando dúvidas sobre esclerose múltipla

29/05/20 às 11:01 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma doença neurológica que atinge mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo e ainda é desconhecida por mais da metade da população brasileira. Isso causa diversos obstáculos entre o diagnóstico e a qualidade de vida. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, de 2017, revela que 80% dos brasileiros desconhecem a esclerose múltipla (EM). Algumas pessoas associam a condição a idosos, outros imaginam que se trate de problemas nos ossos - todas informações equivocadas.

No entanto, a esclerose múltipla é a doença neurológica mais comum em jovens adultos que, se não diagnosticada e tratada precocemente, tem um impacto negativo em variados segmentos - seja na saúde ou até na economia.

Neste sábado, 30 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Apesar de muitas doenças crônicas hoje terem tratamentos eficazes e permitirem que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida, exerça atividade laboral e constitua família, algumas ainda são mais enigmáticas que outras.

Leia mais:

Imagem de destaque
DOIS BALEADOS

Sequestrador mantém pelo menos 18 reféns dentro de ônibus no RJ

Imagem de destaque
PLANO DE EXPANSÃO

Governo expandirá rede federal de ensino, com 100 novos campi

Imagem de destaque
SEGUNDO BOLETIM

Inmet prevê chuva intensa e vento forte em várias regiões do país

Imagem de destaque
ENTENDA

Anvisa: negociações sobre autotestes para dengue estão em andamento

"Esta verdade não poderia ser mais absoluta na vigência de esclerose múltipla, uma doença neurológica e autoimune, mas com causa ainda não plenamente descoberta, sintomas invisíveis (que o outro não consegue perceber além do paciente) e rodeada de mitos, alguns verdadeiros, outros não", diz o neurologista Denis Bichuetti, consultor científico da Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), entidade que acolhe mais de três mil pessoas mensalmente.

Ele e outros especialistas colaboraram para a elaboração do livro Esclerose Múltipla: + de 100 Respostas, Sem Mais Perguntas, que terá seu lançamento virtual pela AME nesta sexta, 29 de maio, às 11h, transmitido ao vivo pela página da associação (https://amigosmultiplos.org.br/).

Foram mais de cem perguntas selecionadas, desenvolvidas e revisadas pelos principais médicos da área de neurologia. Entre os grandes nomes dos colaboradores, estão Raquel Vassão, Jefferson Becker, Gutemberg Augusto Cruz dos Santos e Anderson Kuntz Grzesiuk.

"Para navegar neste mar de dúvidas que cercam o recém-diagnosticado ou talvez até mesmo aquele que já tenha na esclerose múltipla sua parceira de longa data, o time da AME realizou um minucioso trabalho técnico com a participação de médicos especialistas das cinco regiões brasileiras, com perguntas diretas e respostas claras que poderão ajudar quem convive com EM, seus familiares e amigos, na compreensão de alguns sintomas e até mesmo planejamento de consultas e, quem sabe, planejamentos de vida", afirma Bichuetti.

Instituições de alta relevância e atuação na área, como o BCTRIMS e a ABN, também fizeram parte do processo, que somou mais de um ano de trabalho para entregar um conteúdo que fosse relevante para a sociedade, informativo, de qualidade e que realmente auxiliasse na vida de quem tem o diagnóstico.

Serviço:

Esclerose Múltipla: + de 100 Respostas, Sem Mais Perguntas , disponível na Amazon.

Preço: R$ 24,90 (todo o valor será revertido para auxiliar o trabalho da associação). Para quem não tem condições de adquirir o livro, ele poderá ser disponibilizado gratuitamente, basta enviar um e-mail para [email protected].

© Copyright 2023 Grupo Tarobá