Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Homem que viveu com pulmão de ferro por 70 anos morre de covid

13/03/24 às 11:06 - Escrito por UOL
siga o Tarobá News no Google News!

Paul Alexander, norte-americano que sobrevivia com ajuda de um pulmão de ferro há mais de 70 anos, morreu após contrair covid-19, nos Estados Unidos.

O que aconteceu


Morte foi anunciada nesta terça-feira (12). Um comunicado publicado em uma página de financiamento para Paul nas redes sociais afirmou que ele morreu na segunda-feira (11), aos 78 anos.

Leia mais:

Previdência Social - INSS
SAIBA COMO CONSULTAR

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º nesta quarta-feira

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Imagem de destaque
GATILHO

Líder da Coreia do Norte supervisiona simulação de 'contra-ataque nuclear'

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio estimado em R$ 3,5 milhões


Hospitalizado com covid-19- No fim de fevereiro, o administrador das redes sociais dele contou que Paul estava internado com covid e que a situação dele era "delicada"


Rotina compartilhada nas redes- Paul, que era formado em direito e tinha livros publicados, compartilhava a rotina dele em um pulmão de ferro nas redes sociais. Ele tinha mais de 300 mil seguidores no Tiktok.


Sequelas da poliomielite- Nascido no Texas, ele vivia em Dallas e contraiu a paralisia infantil antes da criação da vacina para a doença, em 1952. Por causa das sequelas, ele precisou passar a vida usando o equipamento para auxiliar na respiração dele.


Pulmão de ferro


A máquina que mantinha Paul vivo foi desenvolvida para ajudar aqueles que perderam a capacidade de respirar por paralisia muscular, uma das sequelas da poliomielite. Ela faz uma espécie de pressão negativa que simula o processo de respiração de uma pessoa. O primeiro registro de uso da máquina ocorreu em 1928 e nas décadas de 1940 e 1950, durante surtos da doença, elas eram populares em hospitais. A máquina caiu em desuso com a invenção da vacina contra poliomielite, que erradicou os casos da doença em partes do mundo.


"Sou muito grato a todos que doaram para a campanha de financiamento do meu irmão. Isso permitiu que ele vivesse os últimos anos da vida dele sem stress e vai ajudar a pagar pelo funeral neste momento tão difícil.", disse o irmão de Paul, em comunicado nas redes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá