Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mansueto: Expectativa é que inadimplência no Novo Fies fique entre 25% e 30%

07/12/17 às 16:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, estima que a taxa de inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve cair pelo menos 15% a partir do ano que vem. O Ministério da Educação afirma que há um rombo de R$ 32 bilhões atualmente por causa dos maus pagadores. Nesta quinta-feira, 7, o presidente Michel Temer sancionou Medida Provisória (MP) do Novo Fies com a justificativa de tornar o programa mais "sustentável".

Segundo Mansueto, o modelo antigo do Fies partia do pressuposto que o índice de inadimplência seria de 10%. "Isso não ocorre em nenhum lugar no mundo. A taxa de inadimplência de financiamento estudantil é sempre muito alta, de 40% a 50%, mesmo países experientes com esse tipo de crédito, como os EUA", avaliou o secretário.

Ele justificou que, no Brasil, a taxa deve ser mais baixa, em torno de 25% a 30%. O cálculo é feito com base nos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que indica que cerca de 25% dos jovens com ensino superior não têm rendimento formal.

Leia mais:

Imagem de destaque
MONITORAMENTO

Mortalidade infantil por causas evitáveis tem menor taxa em 28 anos

Imagem de destaque
SEGUNDO PESQUISADOR

Transmissor da dengue não pode ser eliminado do Brasil

Imagem de destaque
POR UNANIMIDADE

STF mantém prisão de suspeitos por morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

A principal mudança no modelo de financiamento é que haverá um desconto automático na folha de pagamento do recém-formado que conseguir emprego formal. O desconto vai variar de 1% a 20%, de acordo com a renda. Quem ficar desempregado pagará uma parcela mínima, similar a que já é paga durante o curso.

Além disso, o programa passará a ser dividido em três faixas. A primeira, com previsão de 100 mil vagas em 2018, será destinada para os que tem renda família de até três salários mínimos e terá juro zero. A segunda será destinada a estudantes das Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com juros reduzidos, entre 2,5% e 3,5%, com previsão de 150 mil vagas no próximo ano. A outra poderá ter juros mais altos, ser operada por bancos privados e tem previsão de até 70 mil vagas.

Para o ministro Mendonça Filho (Educação), o modelo antigo era "insustentável", pois a taxa de inadimplência cresceu nos últimos anos. Ele citou estudos do Ministério da Fazenda que demonstraram que a inadimplência no Fies é de 46%. Ele considera que, com empresas privadas responsáveis pela inadimplência, a realidade será outra, pois serão mais "zelosas" com o chamado risco de crédito.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá