Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"Quem trata de eleições são as forças desarmadas", afirma presidente do TSE

12/05/22 às 15:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta quinta-feira (12), em visita à instalação onde é realizado o Teste de Confirmação do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação de 2021 (TPS 2021), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que a Justiça Eleitoral (JE) não admitirá interferências nem qualquer circunstância que atrapalhe a manifestação da vontade soberana do povo brasileiro de escolha de representantes.

Pela primeira vez, todos os ministros titulares da Corte e o vice-procurador-geral eleitoral estiveram no ambiente em que estão sendo realizados os testes. Na ocasião, Fachin reforçou que não há motivo que afaste o país da democracia e garantiu que o pleito de outubro ocorrerá com paz e segurança.

Em conversa com profissionais de imprensa, o presidente do Tribunal disse que a JE está aberta ao diálogo e ao recebimento de propostas de melhorias do sistema de processo eleitoral brasileiro, mas que não cederá à pressão externa.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 POSTS POR HORA

Fóruns anônimos propagam conteúdos que incitam violência contra mulher

Imagem de destaque
ATRAVÉS DE NOTA TÉCNICA

Entidades criticam financiamento do BNDES para concessão de presídios

Imagem de destaque
ESTUDO DA FIOCRUZ

Covid-19: pesquisa reforça segurança de vacinas para gestantes e bebês

Imagem de destaque
SUSTENTABILIDADE

Haddad espera aprovação de meios para Plano de Transformação Ecológica

“Quem trata de eleições são as forças desarmadas. E, portanto, as eleições dizem respeito à população civil, que, de maneira livre e consciente, escolhe seus representantes. Diálogo sim, colaboração sim, mas, na Justiça Eleitoral, quem dá a palavra é a Justiça Eleitoral”, asseverou o ministro, que também ressaltou a tecnicidade e a isenção das ações e decisões proferidas pelo Tribunal.

Auditorias

Fachin disse aos jornalistas que o Teste de Confirmação do TPS 2021 constitui mais uma das diversas etapas públicas de fiscalização do voto eletrônico e lembrou que ocorrerão mais 22 auditorias durante o ano para atestar o pleno funcionamento do Sistema Eletrônico de Votação.

FONTE: TSE

© Copyright 2023 Grupo Tarobá