Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Regime semiaberto não dá direito automático a visita periódica ao lar, decide STJ

19/12/17 às 13:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A progressão para regime semiaberto não confere, como consequência necessária, a autorização de visita periódica à família. Com base nesse entendimento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus a um homem que alega preencher todos os requisitos para a concessão do benefício.

A progressão para o regime semiaberto se deu em 6 de agosto de 2014, mas um pedido de visitação periódica à família foi negado em primeira e segunda instâncias. As decisões consideraram que fazia pouco tempo que o preso estava no regime semiaberto e que as benesses deveriam ser concedidas de forma progressiva, à medida que o apenado demonstrasse estar apto à concessão dos benefícios.

Para a defesa, entretanto, como o homem já cumpriu mais de dez anos da pena de 59 anos à qual foi condenado; possui classificação carcerária excepcional; desenvolve atividade laboral na unidade prisional e demonstra a evidente intenção de se ressocializar, todos os requisitos necessários ao deferimento do pedido estariam preenchidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
BRASIL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Imagem de destaque

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Imagem de destaque
VEJA A LISTA

Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Imagem de destaque
REGIME DE URGÊNCIA

Votação de PL com novas regras para Dpvat deve ser semana que vem

Objetivos da pena

O relator no STJ, ministro Nefi Cordeiro, não acolheu os argumentos. Segundo ele, as decisões das instâncias de origem estão em consonância com a jurisprudência do STJ, que recomenda um período de prova maior, sem intercorrências, além de mais cautela na concessão do benefício quando os detentos têm longa pena a cumprir.

“O agravante não apresentou qualquer elemento capaz de alterar a conclusão do julgado”, disse o relator. “As instâncias ordinárias indeferiram o pedido com fulcro no artigo 123, III, da Lei de Execução Penal, sob o fundamento de que o benefício não se mostrava compatível com os objetivos da pena, revelando-se prematuro, ao menos naquele momento, inexistindo constrangimento ilegal a ser sanado”, concluiu.

Leia mais em Paraná Portal

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá