Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sul registra temperaturas negativas; cidade de SC tem sensação térmica de -17ºC

18/07/17 às 13:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O inverno chegou sem trégua no País. A massa de ar polar que atinge principalmente o Sul provoca frio intenso nos três Estados da região e temperaturas negativas, com registro de neve e geada. Nesta terça-feira, 18, 50 municípios catarinenses amanheceram com termômetros abaixo de zero.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Bom Jardim da Serra, a temperatura foi de -7,4ºC, a mais baixa do ano no Brasil. Já em Urupema, os termômetros registraram -6,7ºC, mas por causa dos ventos de até 43 km/h a sensação térmica chegou a -17ºC.

O tempo amanheceu tão frio na serra catarinense que as flores nos jardins congelaram. Também nevou timidamente. Flocos de neve também caíram em Irani, Fraiburgo, São Joaquim e Água Doce, no oeste do Estado, segundo a Central de Meteorologia de Santa Catarina.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM MOSSORÓ

Relatório do Ministério da Justiça aponta que não houve corrupção em fuga de presos em Mossoró

Imagem de destaque
APÓS ACIDENTE

Dono de Porsche que matou motorista é indiciado por homicídio doloso

Imagem de destaque
68% DOS BRASILEIROS

Pesquisa mostra desconhecimento sobre gravidade das gripes

Imagem de destaque
SEGUNDO JORNAL

Princesa Kate foi obrigada a revelar câncer após diagnóstico vazar

Na capital Florianópolis, os termômetros marcaram 3,2ºC. Além de ser a temperatura mais baixa neste ano, chama atenção pela queda brusca. No domingo, 16, muitas pessoas foram às praias, quando os termômetros marcaram 32°C.

Geada no RS

Depois do registro de queda neve em algumas cidades do Rio Grande do Sul, foi a vez de a forte geada chegar com tudo no alvorecer desta terça-feira em vários municípios, que tiveram temperaturas abaixo de zero. Nas cidades de Soledade, Espumoso e Arvorezinha, na região noroeste do Estado, os termômetros registraram entre -7°C e -3°C.

No município de Pinheiro Machado, próximo à fronteira sul, o frio era tanto que chegou a congelar a água. Na Serra Gaúcha, a menor temperatura foi registrada em São José dos Ausentes, com -3,4°C.

Já em Porto Alegre, os termômetros marcavam 0,7°C no Morro da Polícia, na região leste da capital. No centro, fazia 4°C nas primeiras horas da manhã.

Neve no Paraná

Com temperaturas de -4ºC, a cidade de Inácio Martins registrou a menor temperatura do Paraná e, em Palmas, houve registro de neve durante a madrugada desta terça. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a massa de ar com característica polar que vem do extremo Sul do País fez com que o Paraná amanhecesse com temperaturas negativas em algumas regiões.

Esta foi a segunda vez que nevou em Palmas. Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas resultaram na queda de chuva congelada na área urbana e flocos de neve nos Campos de Palmas, na região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

A previsão é de geadas para os próximos dias até o final da semana, com queda brusca de temperatura nas regiões de Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá