Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trump terá que pagar multa de R$ 1,7 bi por fraude financeira

17/02/24 às 12:31 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

A procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James, comemorou nesta sexta-feira (16) sua "enorme vitória" contra o ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021), que foi condenado a pagar multas de 355 milhões de dólares (R$ 1,76 bilhão) por vários casos de fraude em seus negócios familiares.


James, que apresentou o caso de fraude civil contra o ex-presidente, seus dois filhos mais velhos e dois ex-executivos da Organização Trump, disse em mensagens na rede social X que o republicano "finalmente está enfrentando as consequências de suas ações ilegais".


A procuradora democrata concentrou parte de sua campanha no ataque ao ex-presidente, o qual a acusou de ser parcial e até racista, liderando uma vingança política contra ele.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras

Imagem de destaque
TENTAM CONVENCER STF

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Imagem de destaque
ECONOMIA

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8



"A favor do trabalhador que segue as regras"


Além da multa milionária contra Trump e suas empresas, o juiz Arthur Engoron, de Nova York, inabilitou o réu de atuar como diretor de qualquer empresa no estado pelos próximos três anos. Além disso, seus dois filhos mais velhos, Donald Trump Jr. e Eric Trump, terão de pagar cerca de 4 milhões de dólares cada um, e estão proibidos como diretores financeiros de qualquer empresa de Nova York.


O juiz Engoron baseou sua sentença na constatação de que Trump e os demais acusados inflaram os valores de seus ativos para garantir acordos vantajosos com bancos e seguradoras. Todos seriam "incapazes de admitir o erro de sua conduta", demonstrando "falta de contrição e remorso".


No X, a procuradora James comentou: "Os americanos comuns não podem mentir para um banco para obter uma hipoteca e, se o fizessem, nosso governo os puniria." Falando à imprensa, pouco depois do fim da audiência, ela enfatizou que a acusação demonstrara "o escopo impressionante da fraude e a maneira exata pela qual Donald Trump e os outros réus enganaram bancos, seguradoras e outras instituições financeiras para seu ganho pessoal".


E concluiu: "Hoje o tribunal decidiu novamente a nosso favor e a favor de todo americano trabalhador que segue as regras." A jurista havia solicitado originalmente uma multa de 370 milhões de dólares e uma proibição vitalícia no setor imobiliário nova-iorquino.



Trump queixa-se de perseguição política


Antes, a Justiça de Nova York já condenara o magnata republicano a pagar mais de 83 milhões de dólares à autora E. Jean Carroll por difamação. Ele enfrenta ainda outras ações jurídicas: no mesmo estado, um processo civil em torno do suborno pago à atriz pornô Stormy Daniels em 2016; na Flórida, acusações federais por manipulação de documentos confidenciais após o mandato (julgamento marcado para maio); em Washington, por interferência na eleição de 2020; na Geórgia, por tentar reverter os resultados do pleito.

Apesar dos vereditos e dos processos em curso, Trump continua sendo o principal candidato do Partido Republicano nas primárias para a eleição presidencial de novembro. E se mostra desafiador do sistema, alegando perseguição politicamente motivada.


Após o veredito desta sexta-feira, classificou o processo como "farsa", acusando o juiz Engoron de ser "extremamente hostil", e a procuradora James de "pau-mandado político". Na véspera, quando se definiu 25 de março para o início do processo sobre o caso Daniels, comentou publicamente: "Eles não iam ter trazido isso – de jeito nenhum! – exceto pelo fato de que eu sou candidato a presidente e estou indo bem."

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá