Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TSE e Anatel assinam acordo para combater fraudes com IA

07/12/23 às 08:38 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assinou um acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a reprodução de desinformação produzida por inteligência artificial (IA).


De acordo com o TSE, as determinações do tribunal para retirada de conteúdos prejudiciais ao processo eleitoral deixarão de ser enviadas por oficial de Justiça. Elas passarão a ser comunicadas por um sistema eletrônico, com objetivo de acelerar o cumprimento do bloqueio de sites que divulguem fake news durante as eleições.


Na última segunda-feira (4), Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral vai regulamentar o uso de inteligência artificial nas eleições municipais de 2024.

Leia mais:

Imagem de destaque
SOBRAS

STF suspende julgamento que pode retirar mandato de deputados

Imagem de destaque
STF

Dino toma posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 97 milhões

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5


“Com a inteligência artificial é possível, por exemplo, modificar vídeos de candidatos adversários, fazendo-os dar declarações que nunca deram. Essa agressão, principalmente com a utilização da inteligência artificial, pode realmente mudar o resultado eleitoral, pode desvirtuar o resultado eleitoral em eleições polarizadas”, afirmou o ministro.


Segundo o TSE, a parceria entre os órgãos está justificada pelo Marco Civil da Internet, que responsabiliza usuários ilegais nas redes sociais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá