Cidade

Candidatos realizam Teste de Aptidão Física do concurso da Guarda Municipal

18 set 2022 às 14:18

Neste domingo (18), teve início o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Guarda Municipal, promovido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops-UEL). O TAF está sendo realizado no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL e prossegue até segunda-feira (19).


De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o objetivo principal do TAF é avaliar se todos os 573 candidatos aprovados na prova discursiva possuem as condições físicas necessárias para exercer a função de guarda municipal. “Os candidatos serão considerados ‘aptos’ ou ‘inaptos’ de acordo com o seu desempenho. Mas é importante frisar que esta etapa não influencia a classificação final dos concorrentes”, afirmou.


Nesta manhã, o teste foi aplicado às mulheres que, com documentos e atestado médico em via original e datado em, no máximo, 30 dias anteriores à data do teste, aguardavam ser chamadas pelos fiscais. Os atestados foram retidos e ficarão em posse da Comissão Examinadora.


Os homens estão realizando os testes na parte da tarde, mas muitos deles serão aplicados também na segunda-feira. O resultado preliminar será divulgado em 26 de setembro e o definitivo no dia 30. 


Teste de Aptidão Física –  De caráter eliminatório, o TAF é composto das seguintes atividades:  teste de impulsão horizontal (masculino e feminino), teste de flexão abdominal (masculino e feminino), tração na barra fixa (masculino)/isometria na barra fixa (feminino) e Teste de Cooper – 12 minutos (masculino e feminino). Para realizar essas atividades, os candidatos serão divididos em dois grupos, feminino e masculino. Toda a supervisão será realizada por uma equipe formada por profissionais e acadêmicos de educação física e esporte.


Dúvidas em relação aos critérios avaliativos, bem como a pontuação que será utilizada, podem ser conferidas pelos candidatos no Anexo III do edital de abertura do concurso, disponível neste link. Após a execução dos testes, os participantes serão informados dos resultados, podendo entrar com recursos em caso de discordâncias nos critérios atribuídos. Segundo a Comissão Examinadora, os formulários para recursos estarão disponíveis no local do TAF.


Apenas o teste de cooper pode ser acompanhado por amigos e familaires, que realizam uma verdadeira torcida no CEFE para motivar os candidatos. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá