Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cerca de um terço das famílias atingidas ainda estão sem condições de voltar para casa

06/03/23 às 13:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou uma força-tarefa para acompanhar a situação em Bandeirantes. A chuva forte que atingiu a cidade na madrugada de domingo (5) causou o transbordamento de uma barragem na zona rural e uma tromba d’água no Ribeirão das Antas, que acabou inundando a área urbana da cidade.


Um levantamento preliminar da Prefeitura, apresentado na manhã desta segunda-feira (6), apontou que 270 famílias foram atingidas. Cerca de um terço delas está sem condições de retorno às residências. “Algumas estão seriamente comprometidas. Já conversamos com o prefeito que falou que vai ajustar o aluguel social para eles”, disse o Coordenador executivo da Defesa Civil no Paraná, Adriano de Mello.


Os moradores estão sendo ajudados com alimentos, água potável, colchões, itens de higiene pessoal e outros. Conforme o prefeito da cidade, Jaelson Ramalho Matta, muitas famílias estão abrigadas em escolas.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Delegado Fabiano Moza fala sobre homicídio registrado no bairro Morumbi

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro que pode ter sido utilizado em homicídio é apreendido pela DH

Imagem de destaque
APUCARANA

Mulher de 20 anos fica ferida após capotamento no Contorno Sul na BR-376

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem que foi morto a tiros é identificado como Marcelo Lopes dos Santos, de 30 anos


“Estamos dando continuidade aos trabalhos realizados ontem. Estamos catalogando, fazendo a contabilização dos prejuízos e recebendo os órgãos do governo. Foi identificado que talvez seja uma tromba d’água que passou pela cidade e se subdividiu em duas frentes, atingindo a usina da cidade e a parte residencial”, contou o prefeito.


A enxurrada acabou atingindo uma central de tratamento de água, o que causou desabastecimento por conta de um problema na captação do recurso. "Recomendamos à população que pegue a água que nós estamos distribuindo porque as enxurradas podem ter contaminado os reservatórios de algumas residências”, afirmou o prefeito.


Pela manhã, não havia mais pontos de alagamentos. Riscos da formação de novos estão associados ao retorno da precipitação. Ainda conforme o prefeito, Bandeirantes já tem histórico de registro de enchentes.


No domingo, em poucos minutos choveu mais de 150 milímetros. “Tudo isso em 40 minutos. É muita água. Isso ocorreu por uma umidade no local e calor elevado, que chegou aos 33º. A umidade evapora e encontra uma condição mais fria na altitude e precipita tudo de uma vez”, explicou a agrometeorologista, Heverly Morais.

 

Muitas entidades estão ajudando, seja com materiais ou recursos financeiros. O recebimento dos donativos está concentrado em um dos colégios da cidade. O contato é o WhatsApp (43) 3542-3322.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá