Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU pode multar proprietário que não fizer limpeza de terreno com mato alto

04/01/24 às 20:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Proprietários de terrenos localizados no perímetro urbano de Londrina têm 15 dias, contados a partir de quarta-feira (3), para promover a retirada do mato e a limpeza dos imóveis sem que a sujeira implique penalidades. A notificação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) determina que a manutenção deve ser realizada durante todo o ano, alcançando inclusive as áreas de calçada.


Expirado o prazo concedido no aviso, o órgão iniciará as atividades de fiscalização e quem não atender à advertência poderá ser multado em R$ 2,00 por metro quadrado não roçado. Alvaro Nascimento, diretor de Operações da CMTU, explica que o Código de Posturas do Município prevê também o pagamento das despesas computadas, bem como uma taxa de administração de 10% sobre o valor dos serviços executados.


“A soma das penalidades chega a R$ 2,80 por cada metro beneficiado pela CMTU. É uma situação que pode ser evitada se os donos de lotes cumprirem com suas obrigações legais. O mato alto em terrenos vazios incomoda a vizinhança, estimula o descarte irregular de resíduos, atrai insetos e animais peçonhentos e pode, ainda, servir de esconderijo para pessoas mal-intencionadas. Ou seja, é uma questão de saúde pública e segurança”, alerta o diretor.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Homem é detido com arma e drogas na Avenida Tancredo Neves

Imagem de destaque
JULGAMENTO

Homem é condenado a 13 anos de prisão por provocar aborto com choques elétricos

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Militar apreende mais de 150 kg de maconha em ônibus em Corbélia

Imagem de destaque
POLICIAL

Suspeito de roubo e tortura contra casal de idosos é preso em Rebouças


Dados da companhia indicam que a cidade tem, aproximadamente, 40 mil lotes particulares. No ano passado, as denúncias de irregularidades registradas pela população resultaram na emissão 2.474 avisos, dos quais cerca de 37% – ou 924 – foram efetivamente convertidos em autuações. “Isso significa que, em 1.550 casos, os proprietários consideraram a determinação da CMTU, fizeram a limpeza e não foi necessária a aplicação de multas”, explica Nascimento.


Em 2022, o volume de capina atingido pelo Município em áreas privadas chegou a 906.600 m², passando para 800.012 m² em 2023. Para fazer o registro de denúncias, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (43) 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ainda acessar o site cmtu.londrina.pr.gov.br.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá