Cidade

Cadeia Pública de Arapongas começa a ser demolida e dará lugar a praça

30 set 2022 às 16:15

Foram iniciados, na manhã desta sexta-feira (30), os trabalhos de demolição da Cadeira Pública de Arapongas. O terreno fica na Rua Tucanos, no centro da cidade, e agora dará lugar a uma praça.


Segundo a Prefeitura, na última segunda-feira (26), os últimos 40 presos que permaneciam no local foram transferidos para cadeias da região. 


Desde a última quinta-feira (28), equipes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública executam a retirada de grades, equipamentos de informática, partes elétricas e linha telefônica. 


“Alguns desses itens deverão ser reutilizados em outros locais de segurança”, disse o secretário Paulo Argati. Ele incluiu ainda que, as prisões mais recentes – registradas no decorrer desta semana, foram encaminhadas para a cadeia pública de Rolândia.


A cadeia pública de Arapongas tinha mais de 70 anos e nos últimos tempos se tornou sinônimo de superlotação e insegurança. A capacidade era para 36 presos, mas a unidade chegou a abrigar 220. O local também chegou a registrar inúmeras tentativas de fuga e rebeliões.


O prefeito Sérgio Onofre garantiu que a iniciativa abre um novo ciclo para a segurança pública do município. “Esperamos muito tempo por isso, e agora concretizamos este sonho de demolir este local que trazia risco para a sociedade. Lutamos e conseguimos a demolição da cadeia pública e seguimos com a construção do Centro de Detenção Provisória”, falou.


Em março deste ano, uma grande operação conjunta entre a Polícia Militar, Depen, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMoa), iniciou a transferência de presos da cadeia de Arapongas para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).


Centro de Detenção Provisória


Está em construção, desde novembro do ano passado, o Centro de Detenção Provisória (CDP), uma obra de R$ 7,3 milhões, em parceria com o governo estadual. 


O complexo está localizado na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI, em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município. Os trabalhos devem ser concluídos no começo do ano que vem.


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá