Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cultura divulga a programação da 1ª festa literária de Toledo, a FLIT

08/08/22 às 09:32 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) divulgou nesta quinta-feira (14) a programação da 1ª Festa Literária de Toledo (Flit). O evento, que integra as festividades alusivas ao aniversário de 70 anos de emancipação político-administrativa do município, será realizado entre 13 e 19 de agosto em vários pontos da cidade: Teatro Municipal, Biblioteca Pública Municipal, auditórios dos câmpus locais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro Universitário FAG, Auditório Acary Oliveira (Paço Municipal Alcides Donin), Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes), Estação da Leitura (Terminal Urbano), em sete colégios (Jardim Porto Alegre, Luiz Augusto Moraes Rego, Atílio Fontana, Novo Horizonte, Vereador Francisco Galdino de Lima, Dario Vellozo e La Salle) e na Tenda Flit, que será montada no estacionamento do Teatro Municipal.

 

Estes espaços receberão várias atrações (confira programação completa no fim da matéria): feira de livros, bate-papos, lançamento de livros, apresentações artísticas de dança, teatro e música, oficinas, café literário, exposição de quadros, rodas de conversa, cursos, entrega de premiações de concursos e mesas-redondas com grandes nomes das literaturas brasileira e portuguesa. “Temos uma programação intensa que tem como objetivo envolver alunos, professores da rede municipal e estadual, e também o público acadêmico das universidades em atividades de formação leitora e também no debate sobre a importância do livro e da literatura produzida em nosso país. Por isso, dentro da programação, contemplamos mesas com escritores nacionais, cursos de literatura e oficinas de escrita, além de contação de histórias e espetáculos teatrais em interface com a literatura, além da feira de livro que visa fomentar a cadeia produtiva do livro”, detalha a secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CARGA DO RS

Homens são presos com produtos veterinários roubados em chácara na zona sul

Imagem de destaque
DOCUMENTO

Ministério Público cobra explicações sobre valor da obra da trincheira

Imagem de destaque
SAUL ELKIND

Polícia Militar recupera motocicleta minutos após roubo na zona norte

Imagem de destaque
IA PARA SÃO PAULO

Homem é preso com 15 quilos de maconha em ônibus de viagem na PR-986

 

A secretária relata que a idealização e a organização da primeira Festa Literária de Toledo iniciou ainda no ano passado, e que agora está sendo concretizada dentro da programação que marca o aniversário de 70 anos do Município de Toledo. “ Esse é um momento histórico importante e realizar a Flit neste tempo é motivo para celebrarmos, pois nossa cidade sempre foi pioneira nas políticas públicas de cultura e agora, com a realização da Flit, avançamos ainda mais nas ações que a Secretaria vem desenvolvendo para atender as mais diversas linguagens artísticas e na valorização da cultura”, salienta. 

 

Inscrições

As pessoas interessadas em participar das oficinas e minicursos que serão oferecidas durante a 1ª Flit podem acessar o site oficial do evento: www.toledo.pr.gov.br/portal/festa-literaria-de-toledo. Nesta página também é possível acessar o Edital de Chamamento Público nº 014/2022, que contém todas as informações referentes ao credenciamento de editoras e distribuidoras de livros, livreiros e sebos itinerantes que desejam participar da Feira do Livro. 

Programação completa - Curadoria: Tatiane Garcia

13 a 19/8

Tenda Flit - Estacionamento do Teatro Municipal

9h às 20h30 - Feira de livros

 

13/8 – SÁBADO

Biblioteca Pública Municipal

Das 9h às 12h - Oficina “Clube de Escrita: do Corpo ao Texto”, com a escritora Aline Bei (30 vagas)

Sobre a oficina – Neste Clube de Escrita os integrantes poderão desenvolver com liberdade artística e aprofundamento estético suas vertentes literárias, independente do gênero textual. Esses aspectos serão trabalhados a partir de provocações corporais e lúdicas, inspiradas em jogos teatrais, com o intuito de convocar o corpo durante o ato da escrita. O encontro será utilizado para realizar as vivências e escrever os textos propostos, bem como para ler e ouvir os textos produzidos.

Quem é Aline Bei? Nascida em São Paula em 1987, Aline é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e em Artes Cênicas pelo Teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, “O peso do Pássaro Morto”, foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2018, na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos, e do Prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. O romance “Pequena coreografia do adeus” é seu segundo livro.

 

Teatro Municipal de Toledo

15h – Roda de Conversa “ELAS – Encontros Literários de Autoras”, com Aline Bei, Maria Valéria, Karen Debértolis, Marilia Kubota, e participação do Grupo Leia Mulheres Toledo e Leia Mulheres de Cascavel

19h – Abertura oficial da Flit

19h40 – Intervenção de Dança “Essas Mulheres”, com Baillare Cia. de Dança

19h40 – Apresentação de coreografia do grupo de dança Baillare

20h – Mesa-redonda “Outros cantos, outras vozes: a mulher na literatura”, com a escritora Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti nos anos de 2009 (categoria infantil, com “No risco do caracol”), 2013 (juvenil/”Outro dentro da cabeça”) e 2015 (romance e livro do ano de ficção, “Quarenta dias”) – Mediação: Marília Kubota e Letícia Soares (Unioeste)

 

14/8 – DOMINGO

Teatro Municipal de Toledo

15h às 17h – Café literário, com o Grupo Leia Mulheres Toledo – nas escadarias do Teatro

17h – Lançamento da 6ª Coletânea de Contos do Concurso Paulo Leminski e abertura da exposição da artista Edy Braun (no hall de entrada)

17h15 - Cerimônia de premiação do 31º Concurso de Contos Paulo Leminski e do 8º Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun

18h – Abertura oficial do evento

18h15 – Intervenção de dança “Ensaio sobre a Cegueira”, com a Baillare Cia. de Dança

18h30 – Mesa-redonda “100 Saramago” com o narrador, poeta e dramaturgo português José Luiz Peixoto (apresentação online), vencedor de vários prêmios internacionais, como a edição de 2001 do José Saramago pela obra “Nenhum Olhar” – Mediação: Tadjane Garcia e Vanessa de Wallau (Unioeste)

20h – Show “Leminskanções”, com Estrela Leminski e Teo Ruiz

 

15/8 – SEGUNDA-FEIRA

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

9h e 10h – Bate-papo com os escritores toledanos Sadi Nunes da Rosa, Albano Bracht e Maria Eunice Silva de Lacerda

 

Biblioteca Pública Municipal

10h às 12h - Oficina “Poesia em pé: laboratório de spoken word”, com a escritora Luiza Romão (30 vagas) 

Sobre a oficina – Com a pretensão de recuperar a ligação entre corpo e voz, poesia e performance, verso e ritmo, esta oficina mesclará exercício de voz, respiração e consciência corporal, com procedimentos de produção poética autoral. 

Quem é Luiza Romão? Poeta, atriz e slammer, é autora dos livros “Coquetel motolove”, “Sangria” e “Também guardamos pedras aqui”. Há anos, participa da cena de saraus e slams da cidade de São Paulo e atualmente cursa o mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP), pesquisando voz, poesia e slam. Luiza faz parte do Palabreria, coletiva que investiga o hibridismo entre teatro, literatura, performance e vídeo.

 

Estação da Leitura – Terminal Rodoviário Luiz Grando

11h15 – Intervenção de dança “Poética”, com Baillare Cia. de Dança

11h30 – Sarau Literário, com ALT e Clube da Poesia

12h – Cortejo Literário

 

Teatro Municipal de Toledo

19h – Abertura artística, no hall de entrada, com apresentação de música instrumental de Marcos Pires 

19h30 - Mesa-redonda “Afetos e Ancestralidade na literatura brasileira”, com o escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 (categoria romance literário, com “No avesso da pele”) – Mediação: Ney Arboleya, Tadjane Garcia e Luiz Carlos Machado (Unioeste). 

 

16/8 – TERÇA-FEIRA

Auditório da Unioeste/Toledo

Das 9h às 12h – Curso "Literatura negro-brasileira: a busca por outras narrativas sobre o Brasil", com Jeferson Tenório. (40 vagas)

Sobre o curso –  Nas últimas décadas, a literatura afro-brasileira vem ganhando visibilidade no mercado editorial nacional e internacional. Os movimentos de reconhecimento estético-literário são resultados de lutas históricas de resistência e de reivindicação por espaços de validação nos ambientes acadêmicos e sociais. Neste sentido, autores e autoras negras oferecem perspectivas que narram uma outra história do Brasil através da ficção

Quem é Jeferson Tenório? Nascido no Rio de Janeiro em 1977 e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede”, eleito, em 2013, o “livro do ano” pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de “Estela sem Deus” e de “O avesso da pele”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021.

 

Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego

9h – Bate-papo com as escritoras toledanas Malgarete Justina Frasson, Lucrécia Welter Ribeiro e Ana Welter

14h – Bate-papo com os escritores toledanos Marlene Marques, Maria Eunice, Lucrecia Welter Ribeiro, Ana Welter, Helga Ivoní Viezzer e Antonio Ruiz Marques

 

Teatro Municipal de Toledo

9h e 14h – Espetáculo teatral infantil “Sonhos de Uma noite de Verão” (Cia.do Abração, de Curitiba) 

15h – Lançamento, no hall de entrada, do livro juvenil “O mundo de Color”, do escritor toledano Cassiel da Rosa

19h50 – Intervenção de dança “A Paquera”, com Baillare Cia. de Dança

20h – Mesa-redonda “Diálogos entre palavra e imagem na literatura infanto-juvenil”, com as artistas Cléo Busatto e Raquel Matsushita. Cléo Busatto foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015 (categoria juvenil, com “A fofa do terceiro andar”) e reconhecida em 2011 com o Prêmio Cultura Viva, concedido pelo Ministério da Cultura, pela obra “Registro das histórias narradas pela comunidade de Itaguaçu/ES”. Raquel Matsushita é designer gráfico, ilustradora e escritora premiada com dois Jabutis, ambos em 2014 (1º lugar na categoria “Didático e Paradidático”, com “Alfabeto escalafobético” e 2º lugar na categoria “Capa”, com “Graffiti Fine Art”). Também já recebeu os prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Biblioteca Nacional e Selo Cátedra PUC/Unesco – Mediação: Acir Dias (Unioeste)

 

CEU das Artes

14h – Minicurso “Versos, sons, ritmos e musicalização”, com Wagner de Souza (Unioeste).

O minicurso – Com o objetivo é trabalhar com o gênero lírico, a poesia, caminhando pari passu com a música, mormente o ritmo samba/bossa. Nesta forma de construção de conhecimento, objetiva-se desenvolver o senso rítmico e o prazer de ouvir, despertando a concentração, atenção e autodisciplina. Por meio da musicalização desenvolvem-se a memória e a sensibilidade, pois o corpo fala. Portanto, a voz humana, as mãos e os pés se traduzem como instrumentos comunicativos musicais.

 

FAG/Toledo

19h – Oficina de sonetos, com a poeta e escritora toledana Edy Braun

 

17/8 – QUARTA-FEIRA

Auditório da Unioeste/Toledo

9h às 11h – Minicurso “Leitura literária e formação do mediador”, com Cléo Busatto. (100 vagas).

Sobre o minicurso – A atividade será desenvolvida a partir de cinco vetores: leitor; leitura; literatura; leitura de mim; e leitura do outro. A partir disso, sugere-se a literatura como um caminho possível para o aprendizado das coisas práticas e das subjetividades, promovendo diferentes leituras da literatura, por meio da interação das linguagens. O texto literário desdobra-se em múltiplas possibilidades, para encantar o leitor e trazê-lo para junto de si. A ministrante apresenta o livro literário por meio de intervenções poéticas e sugere a participação do ouvinte, que se torna protagonista desta ação ao interagir com o mediador.

Quem é Cléo Busatto? Escritora e mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura para crianças e jovens, Cléo é narradora oral de histórias e já capacitou em torno de 50 mil pessoas em oficinas e palestras. Suas histórias foram ouvidas por mais de 72 mil pessoas no Brasil e exterior. Curadora do Circo das Letras (espaço infantil) da Bienal do Livro do Paraná, ela, que é mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), investiga a narração oral no meio digital e produz softwares educativos. 

 

14h – Minicurso “Definindo o cânone da literatura brasileira: Antonio Cândido e Haroldo de Campos",  com o doutor em Letras e professor da Unioeste, Antonio Marcio Ataíde.

Sobre o minicurso – Tem como proposta fazer um recorrido pela literatura brasileira, passando pelas obras de Gregório de Matos, Lima Barreto, Oswald de Andrade, entre outros, e contemplando também aspectos da cultura brasileira, a exemplo do Carnaval. Para tanto, parte-se das reflexões de Antonio Candido e Haroldo de Campos.

 

Teatro Municipal de Toledo

9h - Bate-papo “Diálogos entre palavra e imagem”, com a escritora e ilustradora Raquel Matsushita – Destinado a alunos do Colégio Estadual Borges de Medeiros (evento será na Tenda Flit)

9h e 14h – Espetáculo teatral infantil “Clarice matou os peixes” (Cia.do Abração, de Curitiba) 

18h – Bate-papo e lançamento, no hall de entrada, do livro “5 Peças”, do ator, diretor e escritor Vinícius Piedade

19h15 – Intervenção de dança, com a Baillare Cia. de Dança

19h30 – Mesa-redonda “Literatura e dramaturgia: adaptação de obras e releituras”, com o dramaturgo Vinícius Piedade, Paulo Alexandre (roteirista da Cia. Letras Cênicas, de Ponta Grossa) e dramaturgos da Cia. Abração – Mediação: Lourdes Kaminski Alves (Unioeste) e Pedro Leites Júnior (Unioeste e IFPR – Instituto Federal do Paraná).

 

Colégio Estadual Atílio Fontana

10h – Bate-papo com os escritores toledanos Juraide de Fátima Alves Rodrigues, Albano Bracht e Maria Dilonê Ficagna Pizzato

 

Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte 

14h – Minicurso “Literatura na universidade”, or alunos e professores dos Cursos de Letras e Pedagogia da FAG/Toledo

Sobre o minicurso – Esta atividade é constituída de análises literárias para os vestibulares da FAG e da Unioeste, abordando os aspectos mais importantes no enredo das obras solicitadas. Serão destacados também os elementos estruturais e estilísticos dos poemas selecionados, bem como as informações mais relevantes acerca de seus respectivos autores e períodos literários a que pertencem. A intenção é preparar os candidatos para tais vestibulares, orientando-os sobre o modo como a prova de literatura é elaborada em cada instituição.

 

18/8 – QUINTA-FEIRA

Teatro Municipal de Toledo

13h30 às 17h30 – Oficina “Todo mundo conta histórias”, com a contadora de histórias Maia Piva (Cascavel)

Sobre a oficina – Quer dominar a arte de contar histórias, criando universos imagéticos na cabeça do ouvinte, através da sua habilidade com as palavras? Então, essa oficina é para você, que quer aprender técnicas e práticas que ajudam o contador de histórias a envolver a plateia ouvinte em um universo mágico através da palavra.

Quem é Maia Piva? Bacharel em Artes Cênicas e mestre em Letras, Maia Piva tem mais de 30 anos de experiência com teatro, integrando o elenco de importantes companhias de Curitiba. É professora nas áreas de interpretação, dramaturgia e história do teatro. 

18h30 - Mesa-redonda “Literatura e direitos humanos”, com as escritoras de obras para o público infanto-juvenil Cassiana Pizaia, Rima Awada Zahra e Rosi Vilas Boa – Mediação: Tadjane Garcia,Vanessa de Wallau (Unioeste) e Letícia Zago (Unioeste). 

20h30 – Espetáculo “Amores de Machado de Assis” (Cia. Letras Cênicas, de Ponta Grossa – Texto de Paulo Alexandre)

 

Colégio La Salle

14h – Bate-papo com escritores toledanos Marlene Marques, Maria Eunice, Malgarete Justina Frasson, Davi Pereira, Lucrecia Welter Ribeiro e Antonio Ruiz Marques

 

Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima

19h às 22h - Minicurso “Literatura na Universidade”, ministrado por alunos e professores dos Cursos de Letras e Pedagogia da FAG/Toledo.

Sobre o minicurso – Esta atividade é constituída de análises literárias para os vestibulares da FAG e da Unioeste, abordando os aspectos mais importantes no enredo das obras solicitadas. Serão destacados também os elementos estruturais e estilísticos dos poemas selecionados, bem como as informações mais relevantes acerca de seus respectivos autores e períodos literários a que pertencem. A intenção é preparar os candidatos para tais vestibulares, orientando-os sobre o modo como a prova de literatura é elaborada em cada instituição.

 

19/8 – SEXTA-FEIRA

Auditório Acary Oliveira – Para alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo

14h às 16h – Oficina “Minicontos: uma grandeza de literatura” para alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo com o escritor e redator publicitário João Anzanello Carrascoza.

Sobre a oficina – Diferentemente do romance, que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes aspectos desta narrativa literária breve e seus formatos mais reduzidos, o miniconto e o microconto, motivando-os para sua prática.

Quem é João Anzanello Carrascoza? Autor de diversas obras literárias, entre as quais “Trilogia do adeus”, “Elegia do irmão” e “Aos 7 e aos 40”, João já venceu o Prêmio Jabuti três vezes: em 2007 (categoria Contos e Crônicas, com “O volume do silêncio”), 2013 (Contos e Crônicas, “Aquela água toda”) e 2015 (Romance, “Caderno de um ausente”). Também conquistou quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, além dos prêmios internacionais Radio France (RFI, Paris) e White Ravens (Library Munich, Alemanha).

 

Colégio Estadual Dario Vellozo

14h às 15h30 – Oficina de haicai, com a escritora toledana Lucrécia Welter

 

Estação da Leitura/Terminal Rodoviário Luiz Grando

17h30 às 18h30 - Sarau literário (Academia de Letras e Clube da Poesia)

18h – Recital dos professores da Casa da Cultura

 

Teatro Municipal de Toledo

18h às 20h – Oficina de costura e livretos artesanais, com a artesã Eloísa Kolln

20h30 – Espetáculo teatral “Provavelmente Saramago”, com Vinícius Piedade 

 

Auditório da FAG/Toledo

19h30 – Mesa-redonda “A conexão transformadora autor e leitor”, com o escritor João Anzanello Carrascoza – Mediação: Jerri Antônio Langaro

© Copyright 2023 Grupo Tarobá