Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação: Posse dos Conselhos Escolares fortalece gestão democrática dos Cmeis

05/03/24 às 10:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na noite de ontem (5), no auditório da Prefeitura, as comunidades escolares dos Cmeis de Cascavel vivenciaram mais um importante marco na promoção da gestão democrática: a posse dos novos conselhos escolares. O evento ressalta a importância dos conselheiros no processo de tomada de decisões e na promoção de uma educação de qualidade para a primeira infância da cidade.


Os Conselhos Escolares desempenham um papel fundamental na gestão democrática das unidades escolares. Compostos por representantes da comunidade escolar, incluindo pais, professores, funcionários e, no caso das escolas, até mesmo alunos, os conselhos escolares são responsáveis por colaborar ativamente na definição de diretrizes, na formulação de políticas e na fiscalização das atividades desenvolvidas no ambiente escolar.


A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, que participou de todo o processo de implantação dos Conselhos Escolares em Cascavel, fala que sente muita emoção a cada cerimônia de posse. “Hoje, com muito orgulho a gente vê os conselhos escolares trabalhando e todos ativos no município de Cascavel e isso é um marco histórico muito importante, pois grande parte dos municípios brasileiros não têm isso”.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Servidora pública de Ramilândia morre em grave acidente na BR-277

Imagem de destaque
VIU EM FILME

Mulher engole pacote de fumo por medo de ir presa e ficar sem tabaco

Imagem de destaque
POLICIAL

Delegado Fabiano Moza fala sobre homicídio registrado no bairro Morumbi

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro que pode ter sido utilizado em homicídio é apreendido pela DH


A posse dos conselheiros representa um momento de renovação e comprometimento com a participação democrática e a transparência na Educação. Ao assumirem seus cargos, os membros dos conselhos se comprometem a representar os interesses da comunidade escolar, garantindo que as decisões tomadas estejam alinhadas com as necessidades e as expectativas de todos os envolvidos no processo educacional.


A gestão democrática das escolas é um pilar fundamental para o fortalecimento do sistema educacional. Ao proporcionar participação e diálogo, os conselhos escolares contribuem para a construção de uma comunidade escolar mais participativa, responsável e comprometida com a educação e foi este o recado que a secretária Marcia deixou para todos os novos conselheiros presentes. “Vocês estão aqui porque vocês se importam com a educação dos filhos e alunos de vocês. Vocês colocaram seus nomes à disposição para representar o Cmei que vocês atuam ou que os seus filhos estão, e para representar não apenas no papel, mas representado de verdade. Espero que vocês realmente trabalhem pelo Cmei de vocês”, conclui Marcia Baldini.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá