Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Guarapuava: conheça a história da maior cidade da região central do Paraná

01/07/24 às 12:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir de hoje a TV Tarobá passa a contar com uma equipe de reportagem em Guarapuava e região. Para marcar a estreia desse trabalho, nós preparamos uma reportagem para contar um pouco sobre a maior cidade da região central do Paraná.


Nona cidade mais populosa do Paraná, com pouco mais de 182 mil habitantes, segundo o IBGE, Guarapuava está localizada na região central do estado. Daqui, o acesso é direto para o Norte, Sul, Leste e Oeste paranaense.


Um lugar com lindas paisagens e várias opções de lazer em meio à natureza. No centro, por exemplo, está o Parque do Lago, cartão postal da cidade. Já às margens da BR-277, está o Parque das Araucárias, onde são preservadas milhares de árvores. Algumas, ameaçadas de extinção. A maioria: araucárias, árvore símbolo do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
PERIGO

Carro dos correios é flagrado fazendo mesma manobra irregular que terminou em morte de criança

Imagem de destaque
LEGISLATIVO

Vereador tem mandato cassado após ser acusado por improbidade administrativa

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Novidade: Umuarama agora também está na tela da TV Tarobá

Imagem de destaque
RUA CEGONHA

Homem morre atropelado por carro na zona norte de Londrina


"Há trinta e um anos eu comecei o meu negócio, vendendo churros. E as pessoas de Guarapuava, da cidade, me conheceram e atrás de um carinho especial vieram comprar meu churros. Devo muito a Guarapuava. Através da venda dos churros eu consegui criar meus filhos, minha família. O mais velho é formado em direito. O do meio em odontologia e, a mais nova, está terminando marketing e comunicação esse ano" - Eunice Terezinha Praisner, vendedora


O padre da Catedral e do Santuário Nossa Senhora de Belém, também tem orgulho em dizer que é nascido aqui.


"Vivi aqui em Guarapuava toda minha infância, juventude, adolescência, até que entrei para o seminário no ano de 2001. Depois morei em Francisco Beltrão, morei também em Cascavel, tempo de estudo - fiz filosofia e teologia - retornei para a diocese. Trabalhei em Cantagalo, durante um ano e cinco anos em Pinhão. Depois, tive a oportunidade de retornar para Guarapuava onde estão meus pais, minha família. Nesta igreja aqui, Catedral, fui batizado, nesta igreja meus pais se casaram. E agora, há seis anos, sou pároco da Catedral. Me tornei o primeiro padre guarapuavano pároco da Catedral. Porque na história desses 200 anos da igreja em Guarapuava, tivemos padres missionários, estrangeiros, e eu fui o primeiro padre nascido aqui" - Jean Patrik, Padre.


Guarapuava tem 204 anos. O município surgiu em nove de dezembro de 1819, com a vinda de portugueses para a região. Antes disso, ocorreram muitas disputas com índios que viviam nessas terras.


Em um livro, o escritor guarapuavano Nivaldo Krüger, relatou curiosidades ao longo dos anos, como a chegada do primeiro trem a Guarapuava, em 1954 e também, no ano de 1897, quando apenas carroças passavam pela Serra da Esperança, onde hoje fica um importante trecho da BR-277.


No campo, Guarapuava se destaca na pecuária e na agricultura, com o cultivo, principalmente, de culturas de inverno, como a cevada, por exemplo. Com a cevada se faz o malte, que é um dos principais ingredientes usados na fabricação da cerveja.


A cooperativa agrária tem a maior maltaria comercial da América Latina com capacidade produtiva, em média, de 360 mil toneladas de malte ao ano. A cada 10 cervejas produzidas no Brasil, quatro são feitas com o malte da região. O desenvolvimento da cevada no campo, tem a ver com o clima mais frio da região de Guarapuava.


"Guarapuava no terceiro planalto já há mais de mil e cem metros de altitude, somada com uma aproximação na parte do Paraná que já recebe com uma certa facilidade, se comparada com as demais regiões, as características de clima das frentes e das massas de ar que vêm do sul. Então, a propensão, a receber os ares mais frios de determinado momento que chegam da região sul. E estamos também numa região que facilita a nós recebermos as massas de ar aquecidas. É uma região, praticamente, de transição. Mas pela altitude nos coloca numa posição das mais frias do estado. E junto com outras regiões, como uma das mais frias do país." - Sidnei Jadoski, climatologista


O município tem um bairro planejado, um dos poucos do país. É o bairro Cidade dos Lagos. Nesse local da cidade, além de um shopping, foi também instalado um hospital especializado em atendimentos a pacientes com câncer, onde também são realizadas pesquisas voltadas à prevenção e no combate à doenças. O bairro está em constante evolução.


Aqui também está localizado o hospital regional do centro-oeste e a Universidade Tecnologica do Paraná, a UTFPR.


Uma cidade com mais de duzentos anos de história e que, a cada dia, tem ajuda na evolução de quem vive aqui.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá