Cidade

Jornalista londrinense lança livro sobre memória e criação textual

09 mai 2023 às 12:54

Como nasce o texto? A pergunta que perturba até mesmo os poetas também impulsiona a pesquisa científica. Mas, para a Crítica Genética, a gênese não se restringe ao nascimento, e sim ao movimento de criação, que pode ser considerado infinito. No livro Memória Sensível e Movimento Criador na Escrita Dramatúrgica de Doc Comparato, a jornalista Livia de Oliveira demonstra etapas comuns aos processos de construção de formas estéticas e também as nuances de individualização do estilo, que marcam a singularidade de um autor ou de uma obra.


No prefácio, a prof. dra. Edina Panichi, titular da disciplina de Crítica Genética da Universidade Estadual de Londrina ressalta: “Livia de Oliveira oferece ao leitor a oportunidade de percorrer os caminhos trilhados pelo artista e perceber que uma obra é fruto de longas preocupações e um debruçar-se sobre o fazer artístico. A obra se expande através de páginas surgidas de anotações e pesquisas, transformando-se num espaço de liberdade e, ao mesmo tempo, de tensões e descobertas que necessitam de um projeto de significação para ser levada a cabo”.


A partir da análise de manuscritos do dramaturgo carioca e mestre dos roteiros, Doc Comparato, o leitor poderá testemunhar momentos de intimidade da escrita, observando rasuras, deslocamentos, acréscimos, revisões e rescritas. Anotações em cadernos, guardanapos e post its, além de objetos, recortes de jornais e fotografias compõem o acervo memorial dos textos dramatúrgicos selecionados. Desta forma, é possível identificar movimentos que são anteriores à redação do texto, práticas redacionais e também uma transposição entre gêneros textuais.


Foram escolhidos textos ainda não encenados de Comparato, evidenciando escolhas individuais do dramaturgo, suas memórias, critérios, temáticas, influências, ritmo de trabalho, preferências e movimentos repetitivos que compõem singularidades de sua escrita, que também podem ser reconhecidas como marcas de estilo. A autora entrega para o leitor índices de uma obra em movimento, buscando compreender a ação dinâmica e a forma como a gênese instaura suas significações.


Vanda Sousa, profa. dra. da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa recomenda que o leitor “simplesmente, deixar-se guiar”. Ela destaca que a autora vai “amparando o leitor, tecendo suaves justaposições entre o aparato conceptual e a trilogia em análise. Aos poucos e com uma suavidade invulgar num texto científico, é dado ao leitor começar a desvendar o “jogo de espelhos” que a Crítica Genética permite”.


Além de um livro sobre construção textual, a obra também rende homenagem ao importante papel desempenhado por Doc Comparato na dramaturgia de países de língua luso-espanhola e na formação de novos roteiristas. Autor de um dos primeiros manuais sobre o tema no mundo ocidental, Comparato é reconhecido em toda a América Latina, Portugal e Espanha como um dos desbravadores da dramaturgia televisual, embora tenha se recusado a escrever novelas.

 

Memória Sensível e Movimento Criador na Escrita Dramatúrgica de Doc Comparato tem 264 páginas e foi editado pela Engenho das Letras. A contracapa traz uma declaração do próprio Doc Comparato, surpreendido pelo reconhecimento celebrado em vida. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá