Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina será palco do Startup Weekend e trará soluções de impacto Social

28/04/23 às 11:55 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Techstars Startup Weekend, evento global que conta com 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios, está de volta a Londrina. Essa é nona edição na cidade, sendo a primeira pós-pandemia, a ser realizada entre os dias 28 e 30 de abril, nas dependências da Marista Escola Social “Irmão Acácio”, na zona norte da cidade.


Durante um final de semana, os participantes se reúnem para criar ideias de negócio, formar equipes e desenvolver um modelo de negócio viável. A origem do Startup Weekend foi nos Estados Unidos, em 2007, tendo como objetivo fomentar ideias inovadoras em um cenário de incertezas. Presente em mais de 150 países, com mais de 7 mil edições realizadas em cerca de 2 mil cidades, é celeiro de mais de 8 mil startups, se consagrando, portanto, como o maior evento do mundo neste segmento.     


De acordo com o coordenador pedagógico da Marista Escola Social “Irmão Acácio”, Luiz Fernando da Silva, a instituição destinará 30 ingressos para os alunos que atingiram boas notas, acreditando na mudança da realidade individual e de comunidade onde estão inseridos. “Queremos, com essa iniciativa, oportunizar o desenvolvimento e o impacto gerado pela força dos participantes que vão sentir na prática o que é tirar uma ideia da cabeça, estruturar um modelo de negócio, validar e vender suas soluções em um local que precisa alavancar o seu desenvolvimento”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra acidente entre dois carros no Trevo da Portal em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Duas pessoas morrem em grave acidente entre carro e caminhão na BR-277 em Cantagalo

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Capotamento de veículo deixa três pessoas feridas na PRc-467 em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro carregado com produtos de contrabando e descaminho é apreendido pela PM


Prefeitura de Londrina apoia o evento


Para o diretor do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, é um privilégio sediar um evento dessa magnitude em Londrina. “Para nós, é uma alegria muito grande sediar uma ação global, ainda mais em uma área de Impacto Social, de onde com certeza sairão belas iniciativas, grandes ideias, para que a gente possa melhorar a sociedade como um todo”, comentou.


Ainda segundo Canziani, o evento projeta cada vez mais Londrina para os patamares onde se quer chegar. “Londrina se coloca como uma cidade cada vez mais inovadora, sustentável e com vida de qualidade”, completou.


Por fim, o diretor destacou que Londrina tem um ecossistema de inovação muito forte, com várias verticais. “Esta estrutura conta com trabalho e dedicação de muitas pessoas e com o apoio do poder público, da academia, da sociedade civil organizada e outras instituições”, concluiu.

Como são feitos os trabalhos?


Na noite desta sexta-feira (28), os participantes se reúnem e apresentam suas ideias. Mesmo aqueles que não tenham pensado em uma proposta exata podem integrar algum grupo que desperte seu interesse. Nesse processo de troca, naturalmente haverá votação pelas melhores ideias ou, ainda, a unificação de algumas dentre as explanadas. Esse momento é justamente para estimular a interação entre os agentes.


Entre a manhã de sábado (29) e noite de domingo (30), os grupos desenvolvem um plano de negócios e participam de uma jornada do “zero to hero”, que serve para ajudar os empreendedores a traçarem uma linha lógica, entre a ideia (zero) e o pitch (hero), ainda que o “hero” seja associado como ponto mais importante.


As validações das dores (problemas) e soluções são responsáveis pela continuidade e sucesso do processo. E, em cada etapa, as equipes contarão com mentores de quatro categorias, sendo elas: jurídico, negócios, desenvolvedores e designer. Durante todo o processo de 54 horas, os grupos receberão dicas e executarão os trabalhos. O local onde o evento será sediado permitirá que os envolvidos saiam às ruas para pesquisar e vender suas ideias.


Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados. Independentemente da posição em que cada uma das equipes ficar, cada um dos participantes sairá vitorioso por agregar em seu repertório uma experiência singular que impactará em sua vida como cidadão e na comunidade onde está inserido.


 Vitrine


Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores podem participar do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento.


Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir. 


Para participar, basta se increver através deste link.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá