Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Por unanimidade, vereadores aprovam prestação de contas municipais de 2019

24/11/22 às 15:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na sessão desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Londrina deliberou sobre o parecer prévio, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que indicou a regularidade com ressalva das contas do Município relativas ao exercício de 2019. A aprovação foi por unanimidade (19 votos).


Conforme a Constituição Federal, compete às câmaras municipais julgar as contas do chefe do Poder Executivo municipal. O parecer prévio, emitido pelo Tribunal de Contas, só pode deixa de prevalecer se ao menos 2/3 dos membros do Legislativo Municipal o rejeitarem (13 vereadores).


Relatório

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS ÁUDIO VAZADO

Três eleitores de Rolândia protocolam denúncia contra o prefeito e pedem CP

Imagem de destaque
MAIS DOIS MESES

Obra de recape da Avenida Dez de Dezembro recebe novo termo aditivo de prazo

Imagem de destaque
DENGUE

Morre criança de Ortigueira que contraiu dengue e pneumonia

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Palestra orienta idosos sobre como agir em casos de golpes


O TCE-PR concluiu pela regularidade das contas, mas com ressalva em razão da ausência de pagamento de aportes para cobertura do deficit atuarial da Previdência dos servidores municipais. Conforme o documento do Tribunal, havia um deficit no valor de R$ 2.856.622.066,48 em 2019. O TCE informou ainda que, após a apresentação de defesa pelo Município, o órgão concluiu que estão sendo tomadas medidas pela Prefeitura com o intuito de regularizar a situação. Ainda segundo o TCE, será necessário acompanhar as ações até a regularização, uma vez que a ausência de repasse de aportes já vem de anos anteriores. O acórdão foi corroborado pelo Ministério Público de Contas.


“Votar a prestação de contas da Prefeitura é um dos atos importantes que essa Casa realiza. Já tivemos prestações de contas com várias ressalvas, já tivemos contas com indicação de não regularidade. Dessa vez, a análise indicou apenas uma ressalva, que é a falta de aportes para cobrir o deficit atuarial. É justamente uma pauta que durante este ano discutimos a partir de vários projetos de lei. Os projetos que estamos votando nessa Casa vão ao encontro do que o Tribunal de Contas está apontando e que é um direito dos trabalhadores, o direito à aposentadoria”, afirmou a vereadora Lenir de Assis (PT).


Equacionamento


Neste ano, a Câmara aprovou a lei municipal n° 13.469, de 26 de setembro de 2022, que estabelece medidas para equacionamento do deficit atuarial do Plano de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Londrina. 


Segundo a lei, parte da arrecadação da administração pública municipal, direta e indireta, bem como do Poder Legislativo Municipal, com o Imposto de Renda (IR) ficará vinculada ao patrimônio do Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Londrina pelo prazo de 50 anos. O PL também prevê um Plano de Amortização, com início em 2022 e manutenção por até 35 anos, que contemplará alíquotas de responsabilidade patronal adicionais àquelas estabelecidas no artigo 78 da lei n º 11.348/2011.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá