Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura apura vazamento de lista de pacientes com Covid-19 em Arapongas

13/07/20 às 08:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A divulgação da lista com nomes dos pacientes tratados e em tratamento da Covid-19 em Arapongas pode gerar um processo administrativo ao autor do vazamento das informações. A Prefeitura de Arapongas determinou no último sábado (11), que seja a apurar e a punição "com o rigor que o caso requer", a pessoa ou aos responsáveis pela divulgação do documento. O pedido foi feito pelo prefeito diretamente ao secretário da Saúde.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, já há pistas que devem levar à pessoa ou pessoas que provocaram o vazamento "De forma criminosa e antiética, expuseram o nome desses pacientes através de mensagens em grupos de WhatsApp. A lista foi conhecida depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre seu estado de saúde. Além do nome dos pacientes, a lista tem o endereço, o telefone, a data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos. Sentindo-se constrangida, a paciente levou o caso aos meios de comunicação", informa a nota.

“Os dados são sigilosos, a divulgação sem o consentimento do Município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também. Vamos abrir um processo administrativo para apurar a origem do vazamento, com potenciais punições graves aos envolvidos”, garante o secretário Moacir Paludetto Júnior.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Ao menos duas pessoas morrem em grave acidente entre três veículos na BR-277 em Palmeira

Imagem de destaque
BALANÇO

Mais de 2.200 pessoas se vacinam durante mutirão em Londrina no final de semana

Imagem de destaque
CÂMERA FLAGROU

Motociclista é arremessado após colisão com carro no Residencial Quadra Norte

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende grande quantidade de maconha em carro abandonado na BR-163

Segundo o secretário os responsáveis por estas listas com nomes e dados são os profissionais que fazer o monitoramento dos pacientes e os profissionais que fazem o encaminhamento para os hospitais, quando necessário. “Pedimos desculpas pelo ocorrido e frisamos que será feito um trabalho rigoroso para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar”, acrescenta o secretário.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal. O caso também será levado à Polícia.

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá