Cidade

Saúde intensifica campanha de vacinação contra paralisia infantil em Foz do Iguaçu

16 ago 2022 às 10:11

Com 17.917 crianças em idade de vacinação contra a poliomielite e, no momento, pouco mais de 600 doses aplicadas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu alertam para a necessidade de aumentar a cobertura vacinal no município.  A gotinha indicada para crianças de idade entre 1 ano e menores de 5 anos atingiu apenas 3,7% desse público em 10 dias de campanha.


Mais conhecida como paralisia infantil, a doença ataca o sistema neurológico e foi eliminada no Brasil em 1.994. Recentemente, voltou a ser uma ameaça com a notícia de novos casos recentes em outros países. A meta é atingir 95% desse público. Porém, mesmo disponível em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu, a procura pela vacina é baixa e preocupante.


“Todos sabem da importância de imunizar as crianças contra essa doença, mas, infelizmente, não temos uma resposta positiva, apesar de todo o trabalho que a Atenção Básica está fazendo”, disse a secretária de Saúde Jaqueline Tontine. A secretária reforçou que a poliomielite é uma doença grave que, além de deixar sequelas neurológicas, pode levar a morte.


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite começou no último dia 08 de agosto e se estende até o dia 09 de setembro. Basta procurar uma unidade próxima de casa, portando documento de identificação da criança e comprovante de residência. Também é muito importante levar a Carteira de Vacinação, que deve estar sempre atualizada.


“Os pais e responsáveis por essas crianças precisam aproveitar a campanha de vacinação, com frequentes datas de atendimento aos sábados, para levar os filhos para tomar a vacina”, faz o apelo Márcia Caroline de Oliveira, gerente da Linha de Cuidados da Criança e do Adolescente.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá