Cidade

Sem ônibus: Por falta de pagamentos parte dos trabalhadores do transporte paralisam atividades

23 out 2020 às 07:27

Mais de 200 motoristas e cobradores suspenderam as atividades nesta sexta-feira (23) em Londrina. Muitos estão reunidos com representantes do sindicato da categoria, o SINTTROL, em frente à uma das empresas reesposáveis pelo transporte coletivo na cidade.

O motivo de terem cruzado os braços, segundo o presidente da entidade, João Batista, foi a por falta de pagamento do vale mensal dos trabalhadores que deveria ter sido depositado no dia 21.

“A empresa não vem cumprindo com a obrigação que tem com o trabalhador. Esse vale representa metade do salário. Era pra ter sido pago dia 21, aí veio a promessa para dia 22 e até agora nada. As contas não esperam”, conta.  

O vale mensal é 50% do salário nominal e é feito no 15 depois do quito dia útil

Outro problema apontado é que a empresa estaria em dívida com o pagamento de uma parcelas anuais da PPR, Programa de Participação de Resultados. “Estamos esperando e conversando com a empresa desde junho sobre o pagamento e sempre há adiamentos. A outra parcela já deve ser paga em dezembro ou janeiro e eles não quitaram a primeira, referente aos resultados do ano passado. Quer dizer que não estamos falando de período de pandemia|”, aponta o presidente do sindicato.  

O sindicato, junto com os trabalhadores, decidiram pela paralisação até que haja uma negociação efetiva e ocorra os pagamentos, ou uma proposta mais exata de quando o dinheiro será depositado, esclarece Batista.

“Estamos fazendo uma paralisação para que as população e as autoridades entenderam a situação que o trabalhador está vivendo. Então, o sindicato está aqui, hoje, fazendo o papel dele para forçar uma parada e para que haja uma solução definitiva”.   

Em Londrina são duas empresas que tem a concessão do serviço de transporte coletivo e segundo o sindicato da categoria, uma delas que apresentou os atrasos no pagamento. 

Em nota, a TCGL informou que está trabalhando para solucionar essa situação o mais rápido possível e que em breve divulgará mais informações. 

Atualizada em 07h47

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá