Cidade

Sercomtel Iluminação completa 7 anos e passa a chamar ‘Londrina Iluminação’

25 nov 2021 às 19:53

A Sercomtel Iluminação vai trocar de nome. A nova denominação, Londrina Iluminação, será apresentada nesta sexta-feira (26), às 9h, no Parque de Operações da empresa, uma área de 2.400 metros quadrados que fica na Avenida Luigi Amorese, região oeste da cidade. 

A troca do nome ocorre por causa do registro da marca, que pertence à Sercomtel Telecomunicações, privatizada em dezembro do ano passado e a quem a Sercomtel Iluminação, que permaneceu uma empresa pública, estava vinculada anteriormente. A companhia de iluminação londrinense é uma sociedade anônima de economia mista.

Na solenidade desta sexta-feira, o presidente Claudio Tedeschi, acompanhado dos diretores da empresa, aproveitará para apresentar um breve resumo do que a Sercomtel Iluminação já realizou em Londrina e também as próximas ações – uma delas de grande relevância e inédita na história das companhias públicas de Londrina. Os convidados aproveitarão e também conhecerão as instalações do Parque de Operações.

“A Sercomtel Telecom permitiu que continuássemos usando a marca Sercomtel provisoriamente, e agora estamos mudando. Aliás, estamos muito orgulhosos da nossa empresa. Ela é bem enxuta e muito eficiente naquilo que se propõe”, enaltece Tedeschi. “E neste momento estamos preparados para novos saltos, que serão muito enriquecedores”. Ele ressalta que a condição da empresa, completamente estabilizada financeiramente, faz toda a diferença e garante o futuro.

Para o diretor de Operações Alexander Farias Fermino, a companhia virou referência em agilidade e qualidade de serviço. “No meio do segmento de iluminação pública as pessoas já falam bastante da gente, isso é muito bom e importante”. A Sercomtel Iluminação inclusive faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Serviço de Iluminação Urbana (Abrasi).

Já a diretora Administrativo e Financeira, Beatriz de Oliveira Teixeira, o que mais chama a atenção é a competência dos funcionários, “sempre dispostos e dedicados, faça chuva ou faça sol”. Isso tudo reflete no bom atendimento e na opinião pública londrinense, bastante positiva em relação à empresa.

Pelos dados apresentados no último “Manual de Indicadores de Desenvolvimento” do Fórum Desenvolve Londrina”, por exemplo, que mede a percepção da população sobre a cidade, a iluminação pública é hoje a sexta em preferência quando se trata dos aspectos mais positivos da cidade (atrás de Asfalto, Educação, Segurança, Trânsito e Habitação), e está à frente de outros 11 segmentos apontados pelos 600 londrinenses pesquisados.

Eficiência na colocação de LED – A Sercomtel Iluminação tem dois contratos com o município de Londrina, nas áreas de manutenção e modernização da iluminação pública. Também trabalha um plano de implantação definitiva de “telegestão”, que possibilitará a manutenção e dimerização remota (controle da intensidade) da iluminação. A companhia também já está se preparando para ingressar na tecnologia 5G, a “internet das coisas”, executa um programa permanente de iluminação decorativa de monumentos e próprios públicos e trabalha a possibilidade de firmar contratos com outras prefeituras – algo que seria recentemente inédito para uma empresa pública londrinense.

Na parte de manutenção, hoje existem apenas 112 chamados abertos para reparos em luminárias que estão apagadas, acesas durante o dia ou com os “braços” (haste que sustenta as luminárias) avariados. A quantidade é insignificante (menos de 1%) dentro do universo do parque de iluminação da cidade, que tem 65 mil pontos de luz.

Mas o carro-chefe da companhia é mesmo a modernização da iluminação, instalando luminárias em LED em avenidas, ruas, praças, canteiros, rotatórias e jardins públicos. “É a nossa parte mais visível”, diz o presidente Claudio Tedeschi.

Mais de 28 mil LED – Desde quando o programa municipal “Londrina Cidade Iluminada” foi implantado, no final de fevereiro de 2019, ainda na primeira gestão do prefeito Marcelo Belinati, já foram instaladas 28.105 modernas luminárias desta tecnologia, o que representa mais de 43% de todo o parque de iluminação. Na conta inclui também as sedes dos distritos, patrimônios e vilas rurais, que já estão totalmente modernizadas. “A proposta do prefeito é deixar Londrina 100% LED até o final da gestão. Vamos conseguir”, reforça Tedeschi.

Nesses quase três anos do programa já foram implantados LED em 59 avenidas, 1.403 ruas e 386 praças, além do entorno de unidades públicas essenciais e primordiais, como as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto de Atendimento Infantil (PAI), em volta de 52 escolas municipais e estaduais, de 13 escolas distritais, no entorno de 23 centros municipais de educação infantil e de 42 Unidades Básicas de Saúde.

“O cidadão londrinense pode ficar tranquilo, estamos só mudando o nome da empresa. A boa qualidade dos nossos serviços vai continuar e melhorar continuamente”, garante o presidente da empresa Cláudio Tedeschi.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá