Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Teatro tradicional de Arapongas é alvo de vandalismo

11/01/23 às 11:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na noite da última terça-feira (10), o Teatro Vianinha, um dos espaços culturais tradicionais Arapongas, mantido pela Prefeitura, foi alvo vandalismo. Segundo a Secle (Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos), a depredação destruiu o telhado, estruturas em gesso, instalações hidráulicas e elétricas; ocasionando um curto-circuito e rompimento de canos que alagaram todo o palco principal e parte do auditório.


“Um morador da região notou a presença de um indivíduo no telhado do Vianinha e entrou em contato conosco. De imediato, acionamos a GM (Guarda Municipal). Chegando ao local, e espaço já estava vandalizado e o autor fugido. Uma situação lamentável”, explica o secretário da pasta, Geison Cortez, acrescentando ainda que devido aos danos, a agenda cultural que estava prevista para acontecer no Vianinha neste mês deverá ser realocada. “ Vamos alinhar junto à Secretaria de Obras os consertos e reparos necessários. Com isso, por um tempo, o Vianinha ficará inutilizado”, esclareceu. 

Em 2019, o Teatro Vianinha reabriu suas portas para o público após passar por uma ampla revitalização, incluindo a retirada do carpete do piso, pintura, troca da iluminação de serviço, higienização das paredes, retirada de infiltrações, reparo de sanitários e sinalização de segurança, além de mudanças na fachada e na comunicação visual. 

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Delegado Fabiano Moza fala sobre homicídio registrado no bairro Morumbi

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro que pode ter sido utilizado em homicídio é apreendido pela DH

Imagem de destaque
APUCARANA

Mulher de 20 anos fica ferida após capotamento no Contorno Sul na BR-376

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem que foi morto a tiros é identificado como Marcelo Lopes dos Santos, de 30 anos


A Praça Cacilda Becker, onde estão instalados o Vianninha e a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, também recebeu melhorias de iluminação e jardinagem, tudo com recursos do próprio município.


MEDIDAS


O secretário da Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, esteve nesta manhã (11) no local. Argati ressaltou que as medidas cabíveis em segurança serão tomadas, inclusive, na identificação do autor do crime. “Nada foi levado. Com isso, nós acreditamos que o único objetivo do autor foi mesmo o de vandalizar, o que é crime e total desrespeito com o patrimônio público. Tanto a GM, quanto a PM (Polícia Militar) e PC (Polícia Civil) estão empenhadas para que se chegue rapidamente ao autor do delito”, falou.


Além disso, o município tem investido na instalação de câmeras e alarmes nos prédios públicos. Segundo Argati, até agora, 70% desses locais já contam com o monitoramento. “ Já está em andamento um novo processo de licitação. A ideia é alcançar 100% dos prédios públicos com sistema de alarme e câmaras. O Teatro Vianinha é um dos espaços que também receberá este aporte de segurança.


DENÚNCIAS - Em casos de vandalismo ao patrimônio público a população pode colaborar denunciando através do 153 ou 0800 645 90 60 (Guarda Municipal).


FIQUE ATENTO


Patrimônio Público é o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública.


O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público?


Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:


Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.


Parágrafo único – Se o crime é cometido:


I – com violência à pessoa ou grave ameaça;


II – com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave;


III – contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou 

sociedade de economia mista;


IV – por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima


Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá