Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Toledo discute proposta de abrigo para a população indígena, em audiência pública

11/11/21 às 17:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) promove, na próxima quarta-feira (17), às 18h, uma audiência pública com o objetivo de definir um espaço apropriado para abrigar os indígenas durante o período em que permanecem no município. A ação acontecerá no Auditório Acary de Oliveira.

Para o evento foram encaminhados convites para os líderes indígenas da região de Nova Laranjeiras e o coordenador técnico local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Adir Carlos Veloso. Além deles, foram convidados os vereadores e vereadores e demais autoridades municipais. “Esta proposta de um local para abrigo desta população vai ser deliberada com a comunidade. O espaço deve ter uma característica específica e servir para eles se acomodarem, junto com seus pertences, evitando a permanência na rua ou outros espaços públicos”, explica a secretária da SMAS, Solange dos Santos Fidelis. 

A maior preocupação da administração municipal é relacionada à segurança desta população e a garantia mínima de atendimento diante da prática de itinerância adotada por eles. “Considerando que a saída da reserva destas como de outras comunidades indígenas é um aspecto cultural de socialização, a medida de itinerância da tribo é sua forma da interação social e da reprodução de suas culturas. No caso da etnia Kaingang, uma das práticas é a produção de artesanatos manuais, atividade repassada por gerações e que tem como finalidade, além da socialização, a geração de renda e reprodução cultural”, conclui Solange.

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA SEGUNDA-FEIRA

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 52 quilos de cocaína em Cambé

Imagem de destaque
ATENÇÃO!

Copel alerta consumidores sobre mudança de visual em contas de luz no estado

Imagem de destaque
EM JACAREZINHO

Projeto desenvolvido no IFPR cria cerveja de barata e pão de queijo com larvas

Imagem de destaque
DEVE COMEÇAR EM MAIO

Prefeitura de Londrina espera receber cerca de R$ 44,3 milhões com novo Profis

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá