Ciência e saúde

Antes do diagnóstico, idoso com Covid-19 teve contato com 60 pessoas no Hospital Evangélico

26 mai 2020 às 15:52

O paciente que foi atendido no Pronto Socorro (PS) do Hospital Evangélico (HE) teve contato com cerca de 60 pessoas, entre funcionários e pacientes da Instituição. A informação foi repassada pelo gerente médico do HE Rodrigo Bettega em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (26).

O idoso de 84 anos deu entrada no Hospital na noite da última quinta-feira (21), transferido da cidade de Santo Antônio da Platina com diagnóstico de pneumonia em tratamento, sepse e embolia pulmonar.

Durante quatro dias, o paciente com Covid-19 foi tratado sem isolamento, porque o primeiro exame havia dado negativo para coronavírus. 

Só no dia 25 de março o idoso recebeu diagnóstico positivo para Covid-19, após a realização de novo teste. Após a confirmação da doença, ele foi transferido para Hospital Universitário (HU), referência na doença. 

Medidas de contenção 

O gerente médico do HE anunciou as medidas para evitar que o vírus se espalhe. Nas próximas 72 horas, o PS estará fechado e será evacuado. Os pacientes serão remanejados para outros setores ou dispensados com alta médica. As instalações do Pronto Socorro serão higienizadas e desinfectadas.

LEIA MAIS:

Bettega afirmou que pacientes e funcionários do PS que apresentarem sintomas de Covid-19 serão testados para a doença. “Qualquer sintoma inicial que gere dúvida, o paciente vai pro HU, Honpar ou Hospital da Providencia e fazer testagem rápida”, explicou. Já os funcionários assintomáticos continuarão trabalhando com as medidas de segurança.

Funcionários internados com Covid-19

Atualmente dois funcionários do HE estão internados no Hospital com diagnóstico confirmado de Covid-19. Desde o início da pandemia, 25 trabalhadores da Instituição tiveram a doença. Alguns se recuperaram e já voltaram a trabalhar.

O Hospital Evangélico tem, no total, oito pacientes internados com Covid-19, quatro na enfermaria e quatro na UTI. Outros quatro pacientes têm suspeita da doença, dois na UTI e outros dois na enfermaria.

O Pronto Socorro tem 20 vagas, mas atualmente atende 62 pacientes. O gerente médico afirmou se preocupar com um possível colapso nos sistemas de saúde, já que foi registrado aumento de pacientes com trauma, em decorrência da retomada das atividades econômicas.

(Colaboração: Silvano Brito)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá