Ciência e saúde

Aumento de casos de COVID-19 preocupa e Secretaria de Saúde de Toledo emite alerta de risco

20 fev 2021 às 18:40

A Secretaria de Saúde de Toledo emitiu ALERTA DE RISCO PARA COVID-19 aos munícipes devido aos dados epidemiológicos e a taxa de 92,31% ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na Macrorregião de Saúde Oeste do Paraná (Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Pato Branco e Francisco Beltrão). Na sexta-feira (19), em Toledo, foram confirmados 188 novos casos, com 1209 pacientes ativos, o maior número desde o início da pandemia.  

Segundo o médico infectologista da Secretaria de Saúde de Toledo, José Eduardo Mainart Panini, a maior preocupação é com os 100% de ocupação de UTI’s nas Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. “Apesar da nossa Regional ser a com a situação menos pior, com 82,69%, outras regionais não têm mais capacidade de absorver os pacientes que vão para outros municípios onde ainda existem vagas”, explicou.  

Até às 17h da sexta-feira (19) os dados oficiais já apresentavam 657 pacientes contaminados, o maior índice para uma semana epidemiológica desde o início da pandemia. “Ainda não estão computados os casos do sábado (20) que é o dia que encerra o ciclo para montarmos os dados oficiais”, explicou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski reforçando que é preciso evitar a circulação do vírus. “Não existe a possibilidade de ampliar o número de leitos, pois não temos recursos humanos e materiais para isso”, frisou. 

Gabriela ainda reforçou que a procura por atendimento para os sintomas tem aumentado bastante nos últimos dias. “É preciso aumentar os cuidados. É extremamente importante valorizar as tendências epidemiológicas e a evolução dos dados. Corremos o risco de necessitarmos de leitos de UTI para a COVID-19 e não dispormos. Proteja a ti e aos seus familiares”, concluiu.  

Cuidados  

Use máscara, cobrindo de forma adequada o nariz e a boca, durante todo o tempo de permanência fora de casa;

Evite aglomerações, mantendo o distanciamento social de, no mínimo, dois metros entre uma pessoa e outra;

Lave as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia. Não sendo possível use álcool gel;

Mantenha os ambientes abertos e bem ventilados;

Não permaneça em ambientes fechados, mal ventilados ou com aglomeração de pessoas.

Fonte: Toledo News

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá