Ciência e saúde

Complexo Hospital do Trabalhador discute novos projetos

19 jul 2019 às 16:31

O Conselho de Administração do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (18). O objetivo foi discutir e aprovar projetos que ampliam e melhoram o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais que compõem o novo complexo, em Curitiba. O conceito é atender de forma especializada e otimizada, além de racionalizar o uso dos recursos públicos.

O complexo é resultado da união do Hospital do Trabalhador com outras unidades hospitalares/ambulatoriais. Desde 1º de julho, o Hospital de Reabilitação (HR) também foi incorporado, ampliando assim a cobertura que já incluía o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labio-Palatal (Caif).

De acordo com o diretor do complexo, Geci Labres Souza Junior, os pacientes do HT dependiam da reabilitação em outro hospital que não fazia parte do complexo, o que dificultava a transferência e o acompanhamento deles.

“Com a incorporação do Hospital de Reabilitação, esses pacientes serão acolhidos dentro do próprio complexo pela mesma equipe médica e sob a mesma gestão”, disse o diretor. É importante ressaltar que o HR não vai receber apenas pacientes do Hospital do Trabalhador para reabilitação, mas também de outros prontos socorros”.

Para o secretário de Estado da Saúde, a reunião foi muito positiva porque viabilizou a participação efetiva dos interessados em busca de um melhor atendimento a população. “É muito importante ressaltar o comprometimento e relevância da participação de todos os entes envolvidos. Muitas pendências puderam ser resolvidas para dar continuidade a esse grande projeto que agora é realidade. Essas unidades juntas são mais fortes e se complementam”, afirmou o secretário.

Beto Preto acrescentou que o novo Complexo Hospitalar do Trabalhador possui grande potencial para ampliar a oferta de serviços com qualidade e excelência, aprimorando a rede de hospitais, não apenas para Curitiba e Região Metropolitana, mas para todo Paraná.

Segundo o diretor-superintendente da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), João da Silva Dias, a administração do Hospital do Trabalhador tem servido de modelo até mesmo para a instituição. “Baseados nos processos de trabalho do HT, estamos fazendo uma série de reestruturações internas, visando aprimorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços”.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

AEN

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá