Ciência e saúde

Cresce 250% número de infectados por dengue nas últimas semanas

28 mar 2023 às 17:19

Em coletiva realizada na tarde desta terça (28) o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, apresentou os dados envolvendo a alta nos casos de dengue na cidade. Só no mês de Março houve um aumento de 250%. Na primeira semana do mês, 399 pacientes estavam infectados e até o último dia 24 este número já passava de 1400.


Em comparação a Fevereiro os números também são alarmantes: o salto foi de 1662 casos ativos para 3027 até a última semana.


Sobre a superlotação observada nos pronto atendimentos nas últimas semanas, o secretário reforça que Londrina conta com escalas médicas completas e atenta para o aumento repentino no número de casos. Ele utilizou como exemplo a UPA do Jardim Sabará que, nesta segunda (27), realizou 760 atendimentos em 24h. O fluxo considerado comum nessa unidade é de 350 a 380 atendimentos por dia.


Machado reforça ainda que os atendimentos para os infectados são mais complexos e demorados por conta de todo acompanhamento dispensado aos pacientes: há a prova do laço, testagem de plaquetas, hidratação constante e observação, sendo necessário que estes permaneçam no consultório ao longo dos procedimentos.


Ações


Visando frear o aumento no número de casos e desafogar as superlotações nas unidades de saúde, o secretário anunciou a retomada dos mutirões a partir deste Sábado (01) em parceria com a CMTU, a Secretaria de Obras e demais secretarias que dispõe de pessoal e maquinário para realizar o serviço.


As ações começarão no Jardim Paraty e no Conjunto Chefe Newton Guimarães, onde há maior incidência de casos.


A UPA do Jardim Sabará, a partir desta quarta (29), passa a atender apenas casos de dengue. Todas as outras demandas serão orientadas aos outros pronto atendimentos e unidades básicas de saúde.


 


  


 


  

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá