Ciência e saúde

Hospital de Jandaia do Sul demite funcionários e pode fechar

18 abr 2018 às 11:27

Funcionários do Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Jandaia do Sul, assinaram nessa terça-feira (18) aviso prévio coletivo. Principal prestador de serviços na área de internamento de média complexidade no município, o hospital vem em crise desde o final do ano passado. Apesar da diretoria não conceder entrevista sobre o assunto, os trabalhadores demitidos falam em fechamento da unidade.

O hospital tem 13 funcionários registrados, oito médicos integrando  o corpo clínico e conta com terceirizados em alguns setores. Ontem, os 13 trabalhadores foram demitidos. O diretor geral do hospital, que é privado, mas credenciado ao SUS, Dalmen de Pinto Tavares Filho, afirmou ontem que não iria se manifestar sobre as demissões, o que deve ser feito nos próximos dias.

Segundo informações do setor de administração do hospital, o Nossa Senhora de Fátima tem 43 leitos de internamento e realiza entre 100 e 110 atendimento do SUS mensalmente, incluindo partos e acompanhamento obstétrico.Segundo a auxiliar administrativa do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Tamísia Raquel Pereira, que foi contratada há um mês, o clima ontem no hospital era de consternação. “Tem funcionário com quase vinte anos de casa sendo demitido”, destaca.

Dificuldade de manter os serviços

A possibilidade de fechamento do hospital vem sendo discutida desde novembro do ano passado, quando a diretoria do estabelecimento tornou pública a dificuldade de manter os serviços. O departamento de Divisão de Saúde da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, confirmou ontem que o hospital entrou no final do ano com pedido de descredenciamento do convênio de qualificação de partos, que assegura repasses estaduais, mas que teria voltado atrás e a renovação do recurso estava em andamento.

O departamento de Saúde de Jandaia do Sul afirmou ontem que não foi oficializado de nenhuma decisão do hospital a respeito do fim das atividades. A prefeitura afirma que, além da prestação de serviços custeadas pelo SUS, o município passa mensalmente uma quantia de R$ 47 mil ao hospital pelos serviços prestados. O convênio que garante os repasses extras encerrou em 31 de março e está em processo de renovação através de licitação. 

(TN Online)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá