Ciência e saúde

Hospital realiza com sucesso a primeira captação de ossos da região

30 nov 2018 às 14:26

Foram quatro horas de um procedimento minucioso no centro cirúrgico em um hospital, que na madrugada desta sexta-feira teve a primeira captação de ossos longos de Umuarama e região. A família da doadora também autorizou a extração de córneas.

O Paraná tem registrado um aumento considerável no volume de captações de órgãos, tanto que lidera o ranking nacional. A retirada de ossos segue uma linha de crescimento, mas o número ainda é baixo se comparado com outras partes do corpo humano, como rim e fígado. 

Há uma maior resistência dos familiares, mas felizmente não foi o que aconteceu , após o acolhimento e abordagem dos profissionais.O gesto nobre e solidário dos parentes foi aclamado pelo grupo envolvido no procedimento, realizado após a conclusão do protocolo de morte cerebral da paciente. Ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Ele explica que, em muitos casos, há resistência da família em doar os ossos do paciente falecido. “Infelizmente a recusa por esse tipo de doação chega a 50% entre os possíveis doadores. O maior empecilho é o desconhecimento da população sobre os benefícios que esse gesto pode trazer para os doentes”.

Fonte: OBEMDITO

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá