Ciência e saúde

H.U cancela cirurgias eletivas por falta de material

05 set 2019 às 20:24

O Hospital Universitário de Londrina cancelou nesta quinta-feira (5), cirurgias eletivas que estavam agendadas por falta de material. O problema já vem se arrastando nos últimos meses e, para não interromper o atendimento, foi preciso pedir emprestado de outros hospitais da cidade.

Oito operações foram canceladas por falta de Gaze, seringa e agulhas. O H.U vem passando por dificuldades financeiras desde o começo do ano, mas o pagamento das bolsas dos residentes que foi cortado pelo Governo do Estado desequilibrou de vez o orçamento.

O repasse dos recursos para as bolsas já foi restabelecido, mas com tantos problemas financeiros, o estoque de material que era suficiente para alguns meses foi todo consumido. Diante do orçamento limitado, as compras passaram a ser feitas a cada 15 ou 20 dias.

Sem estoque, nos últimos dois meses o Hospital Universitário vem sofrendo com a falta de material. Mas durante esse tempo, para não ficar sem atender, como aconteceu nesta quinta-feira, foi preciso pedir emprestado de outros hospitais da cidade, como o Zona Norte e Zona Sul. De acordo com a superintendência do hospital, as cirurgias eletivas que representam até 20% dos procedimentos feitos no H.U foram suspensas por apenas um dia. A prioridade foi dada para pacientes internados e de urgência e emergência.

A compra dos produtos médicos já foi feita por meio de licitação. A empresa fornecedora tem até duas semanas para fazer a entrega. O atendimento também está prejudicado na clínica odontológica da UEL, mas o motivo é diferente: a falta de pessoal, já que o déficit é de, pelo menos, 19 funcionários. Quando servidores pegam atestado não há quem substitua e a saída tem sido suspender o atendimento. A clínica tem capacidade para 700 consultas por dia.

Reportagem: Heloísa Pedrosa.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá