Ciência e saúde

Ibiporã registra segunda morte por dengue neste ano

28 mai 2019 às 11:53

Com 259 casos confirmados de dengue, a cidade de Ibiporã, que tem cerca de 50 mil habitantes, já registrou duas mortes causadas pela doença em 2019. A mais recente é de um idoso de 80 anos, que estava internado desde o dia 21 de maio no hospital particular Santa Terezinha. 

A secretária de Saúde, Andrea Stroka, disse que pediu o prontuário médico do paciente para investigação. Hipertenso, o idoso teve complicações e foi transferido para hospital Evangélico em Londrina, onde morreu.  

A primeira vítima fatal foi uma moradora do jardim San Rafael de 54 anos que morreu no dia 28 de abril. A secretária afirmou que não divulgou a informação anteriormente porque estava aguardando a confirmação do diagnóstico. A paciente foi atendida na rede pública de saúde e faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município.

"As pessoas precisam entender que a dengue é uma doença que agrava e leva a óbito.  A única prevenção é limpeza dos quintais e acabar com depósitos de água parada, e consequentemente com o mosquito", alertou Andrea. 

Ela avalia que as ações locais de prevenção podem não ser suficientes, já que os moradores da cidade transitam pelos municípios da região a trabalho e a estudo. "Há alguns anos o sorotipo 2 não circulava, provocando nova infestação", lamentou a secretária. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá