Ciência e saúde

Idosos com mais de 80 anos serão vacinados contra gripe em domicílio para evitar Covid-19

23 mar 2020 às 14:27

Em Londrina, a vacinação contra a gripe (influenza) para idosos com mais 80 anos será feita em domicílio pelos servidores municipais da área da saúde.

Prevista originalmente para abril, a vacinação foi antecipada em todo país devido à pandemia do coronavírus, para reduzir o número de pessoas com doenças respiratórias.

De acordo com a programação da campanha, o objetivo é vacinar todos moradores de Londrina dessa faixa etária até a próxima sexta-feira.  

Nesta segunda-feira (23), unidades básicas de saúde de todo o município receberam ligações de pessoas preocupadas em fazer o agendamento, o que congestionou as linhas.

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde Felippe Machado tranquilizou a população e garantiu que não há necessidade de agendar a vacinação por telefone, nem sair de casa, já que a rede municipal de saúde irá ligar para idosos que precisam tomar a dose. A exceção é para quem não possui cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso, a pessoa deve procurar uma UBS.

A partir de 30 de março, para o restante do público alvo, Machado afirmou que estuda maneiras de fazer a vacinação em outros pontos da cidade, para que os idosos não se aglomerem nas UBSs, o que favoreceria a transmissão do coronavírus.

“Muito provavelmente teremos ‘drive trhu’ da vacina em grandes espaços, onde será possível administrar a dose no carro”, explicou o secretário de Saúde. Para quem não tem automóvel, será utilizado o método do agendamento.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá