Ciência e saúde

Londrina registra 713 casos confirmados de dengue em 2019

18 abr 2019 às 11:33

O número de casos confirmados de dengue não para de crescer em Londrina. Segundo o último boletim divulgado pela Secretária de Saúde, até esta quinta-feira (18), 713 pessoas já tiveram o vírus da dengue no município neste ano. Em uma semana, foram 63 novos casos.

Segundo o órgão, 3606 exames ainda estão aguardando resultado, o que pode aumentar a incidência na cidade. 

A região sul ainda é a mais preocupante e concentra o maior número de casos, com 466 confirmações. Na sequência vem a área central com 76 casos, zona norte com 68, oeste com 55 e leste com 32 confirmações. Além disso, outras 16 pessoas tiveram dengue na zona rural. 7 pacientes estão internados e 1 deles segue em estado grave. Por conta do número crescente de casos, a secretaria não descarta risco de epidemia, mesmo com as confirmações caindo de semana a semana. 

Após dois meses de aplicação do fumacê na zona sul, foi feito um Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) e o resultado foi de 3,5, ainda é acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Em maio será divulgado o levantamento geral, com avaliação da cidade como um todo. 

Esta semana, foram confirmadas mais duas mortes por complicações relacionadas a dengue em Londrina. O homem de 40 anos foi atendido na rede particular, morava na zona leste e segundo a secretaria de saúde, tinha doença pré-existente. A outra vítima é uma senhora de 63 anos que tinha hipertensão e diabetes. Ela foi internada no Hospital da Zona Sul com suspeita da doença, 4 dias depois melhorou e recebeu alta. Após dois dias em casa, a mulher faleceu. Ela morava no Conjunto União Vitória, na região sul.

Com esses dois óbitos confirmados, Londrina registra 4 mortes por dengue esse ano. Número que pode aumentar, já que outra morte é investigada e aguarda resultado de exames.

Além disso, outros 10 casos suspeitos de chikungunya estão em análise, 13 foram já descartados. Não há registro de casos de zica em Londrina.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá