Ciência e saúde

Macacos são encontrados mortos em zona Rural

10 abr 2019 às 17:18

Foram encontrados na zona rural de Piraí do Sul dois macacos mortos, isto é um sinal de alerta para a população se prevenir contra a Febre Amarela. As equipes da Vigilância Sanitária do Município, em conjunto com a Vigilância Sanitária Estadual, fizeram uma busca na zona rural nos limites da divisa entre Piraí do Sul e Castro. Os animais, encontrados com suspeita da doença, estavam nos bairros Tirania e Campo de Piraí, e agora seguem para um laboratório especializado em São Paulo para serem analisados.

Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, um deles já estava em estado de decomposição, o que significa que os moradores próximos da área demoraram para comunicar o caso. O órgão salienta a importância da participação ativa da população na denúncia.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus e a única forma de prevenção é a vacina. “A vacina é de dose única, quem já tomou em anos anteriores não precisa repetir a dose. Caso não tenha certeza se já tomou a vacina, procure a UBS que costuma frequentar para confirmar se já está vacinado e caso não tenha a confirmação, deve vacinar”, salienta o secretário, Júlio Sandrini.

Com informações: ARede

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá