Ciência e saúde

"Não adianta o comércio ficar fechado e a rua lotada", afirma presidente da Acil

03 abr 2020 às 22:18

O presidente da Associação Comercial Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, explicou que reuniões constantes estão acontecendo com a Prefeitura de Londrina para definir os protocolos de segurança para volta do comércio. Várias situações serão definidas e a reabertura ficou programada para o dia 13 de abril. O decreto atual vence no próximo domingo (5), mas o prefeito Marcelo Belinati (PP) já anunciou na tarde desta sexta-feira (3) que será prorrogado até o dia 12

O objetivo de manter as lojas e indústrias fechadas é evitar aglomeração de pessoas e consequentemente o contágio do coronavírus na cidade. Moraes ressaltou que entendeu a situação apresentada pela prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso de contaminação comunitária aconteceu há aproximadamente 20 dias, ou seja, quando não se sabe de onde veio o vírus. Com isso, existe a previsão de um pico da doença nas próximas duas semana e por isso foi decidido manter as portas fechadas. 

"Nesta semana teve um trabalho muito árduo para criar esses protocolos todos e entregar para  prefeitura fazer uma avaliação, junto com esse comitê de saúde que eles criaram. Eles concordaram, colocaram algumas coisas a mais, mas explicaram o pico que está muito complicado" 

Ainda de acordo com Moraes, os protocolos criados serão apresentados aos empresários da cidade a partir da próxima segunda-feira (6). O prefeito disse na coletiva de imprensa nesta tarde que serão utilizados álcool em gel, máscaras e distanciamento entre os clientes e funcionários. "Lógico que a gente como comerciante e como associação tinha uma esperança muito grande por essa abertura. Queremos retomar o trabalho, sabemos que é difícil a situação, não tem lado certo e errado, o que precisamos é ter muita calma", afirmou o presidente da Acil. 

Ele ainda fez um pedido para que os munícipes mantenham o isolamento social. "Já que essa conta está sobrando para nós, pedimos que as pessoas respeitem. Não adianta o comércio ficar fechado e a rua lotada", ressaltou. Belinati ainda explicou que a partir de agora as pessoas estão proibidas de ficarem em espaços públicos como Zerão, Lago Igapó. academias ao ar livre, entre outros. A determinação, que será publicada em um decreto, será válida até o dia 12 e a Guarda Municipal vai fiscalizar. 

Leia também:
Londrina confirma primeira morte por coronavírus

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá