Ciência e saúde

Neste ano já foram registrados 7 casos de raiva na região de Cascavel

18 out 2018 às 12:46

Os casos de raiva em morcegos tem preocupado os profissionais de saúde na nossa região. Na área de abrangência da décima regional de saúde, composta por 25 municípios, foram registrados 7 casos ao longo do ano. nos humanos, a taxa de mortalidade é de praticamente 100%. 

Os positivos do vírus foram registrados em Cascavel, Nova Aurora, Céu Azul, Anahy e por último em Ibema. Todos os casos em morcegos. 

O vírus da raiva ataca o sistema nervoso dos mamíferos, incluindo cães, gatos, bovinos e o ser humano. A transmissão acontece no contato da saliva do animal contaminado, principalmente o morcego, com a corrente sanguínea.

Já faz pelo menos 10 anos que nenhum humano é contaminado pelo vírus da raiva no Paraná. Apesar disso, a preocupação deve ser constante. Em caso de contaminação, a taxa de mortalidade é de praticamente 100%.

Se você ver algum morcego morto ou que esteja de rastejando, evite o contato de todas as formas e chame a vigilância epidemiológica.

No caso de animais domésticos com sintomas da raiva, agressividade e salivação excessiva, procure o veterinário. E se entrar em contato acidental com morcegos ou animais contaminados, procure imediatamente um serviço de saúde.



Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá