Ciência e saúde

Nova UPA em Marechal vai atender até 100 pacientes por dia

22 out 2018 às 13:33

As últimas adequações estão sendo feitas na estrutura da Unidade de Pronto Atendimento de Marechal Cândido Rondon para que seja possível iniciar o atendimento no dia 29 de outubro. A população já está ansiosa porque faz tempo que a UPA existe, mas só agora vai ser possível abri-la.

Quem passa pelo entorno da UPA, no Jardim Líder em Marechal, percebe as modificações ao redor. Um terreno ao lado está sendo preparado para virar estacionamento, enquanto as ruas Presidente Costa e Silva e Amapá se transformaram em sentido único para melhorar a logística para chegada de pacientes. Esses são os últimos detalhes para que a UPA comece a atender no dia 29. Quem mora ao redor, cria expectativa.

Por dentro, móveis e equipamentos estão sendo instalados. Para chegar a este ponto foi preciso readequar a estrutura, com pouco mais de R$ 1 milhão. Ela chegou a ser inaugurada em 2016, mas teve vários problemas e precisou de reforma antes mesmo de começar a funcionar.

A equipe que vai trabalhar na UPA já foi viabilizada. 20 funcionários do próprio município vão ser remanejados para a unidade de pronto atendimento. Além disso, a UPA vai ter uma gestão associada ao Consamu. O consórcio vai disponibilizar outros 18 funcionários que já passaram por capacitação.

Essa equipe vai ser responsável por atender de 80 a 100 pacientes por dia. Diminuição da demora é o que esperam os pacientes que hoje recorrem à unidade de saúde 24 horas que fica no centro de Marechal. Atualmente esse é o único local de referência para emergências. Quando a UPA abrir, este espaço vai ser transformado em um centro de saúde mais completo.

Colaboração: Marcele Antonio

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá