Ciência e saúde

Pronto Atendimento Infantil: mais médicos na escala, mas só em dois dias da semana

12 jun 2019 às 10:01

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) já está atendendo com mais pediatras em pelo menos dois dias da semana. A medida pretende reduzir o tempo de espera, e a expectativa é de que a partir do mês de julho o PAI atenda com seis médicos diariamente.

Em uma manhã, mais de 100 crianças atendidas por cinco médicos. Realidade de uma terça-feira, que tem média de 450 fichas abertas. Um dos dias mais movimentados no Pronto Atendimento Infantil de Londrina. A partir da 13h, chega mais gente, tanto que na escala, um pediatra a mais até 19h.

A intenção da Secretaria de Saúde é colocar seis médicos por turno até 1h da manhã, quando o número de crianças diminui. Escalas tem sido remanejadas e novos médicos devem ser contratados de forma terceirizada. O atrativo? Seria um reajuste no valor do plantão de 12 horas, que passaria de 1.300 para 1.800 reais.

Nossas equipes já registraram esperas por atendimento de até 9 horas entre o fim da tarde e à noite. Lucielen Souza é uma das mães que enfrentou dias bem difíceis com o filho Arthur. Ela já chegou a pedir pra dar banho na criança e não podia.

Antes da entrada do sexto médico na escala, cinco pediatras atendiam de segunda a sexta e 4 no fim de semana. Por enquanto, um pediatra a mais vai trabalhar apenas nas segundas e terças, quando há mais crianças. A cobertura dos outros dias depende do reajuste no valor do plantão. O município aguarda a confirmação do Cismepar, consorcio que contrata os médicos terceirizados.


Reportagem Kathulin Tanan

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá